A população idosa apresenta problemas de saúde oral, decorrentes do tempo de uso da dentição, associados à prevalência de cárie e necessidades de tratamentos não satisfeitos, à doença periodontal e ao edentulismo.

Este foi o ponto de partida para o curso de saúde oral “Patologia oral em consulta de medicina geral e familiar” que três médicos dentistas leccionaram no 35º Encontro de Nacional Medicina Geral e Familiar.

A formação, que decorreu no Algarve a 14 de março, foi ministrada pelos médicos dentistas José Frias Bulhosa (membro do Conselho Deontológico e de Disciplina da OMD), Pedro Ferreira Trancoso (membro do Conselho Diretivo da OMD) e Sandra Gavinha (membro do Conselho Geral da OMD).

“O tratamento ou a abordagem estritamente curativa não poderá ser a atitude primária neste contexto, sendo o papel do médico de medicina geral e familiar insubstituível na identificação primária e no encaminhamento das situações clínicas.”, explicaram o conferencistas.

O cheque dentista, que se apresenta de forma modular, apresenta funcionalidades que nem sempre são fáceis para o médico de medicina geral e familiar enquadrar na patologia oral existente nos seus utentes. Por isso, no curso foram descritas as principais diferenças entre os diferentes módulos e funcionalidades do cheque dentista.

Consulte o resumo do curso “Patologia oral em consulta de medicina geral e familiar” no programa do evento (pdf).

O 35º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar decorre de 14 a 17 de março de 2018 no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura.

Sob o tema “Novo ciclo da medicina geral e familiar”, o evento inclui no seu programa uma série de cursos sobre as mais diversas áreas da medicina. Desde 2004 que a Ordem dos Médicos Dentistas colabora com um curso na área de medicina dentária no encontro da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. Mais uma vez, as inscrições no curso ficaram esgotadas desde o primeiro momento.

685px-01-mgf.jpg

685px-02-mgf.jpg

685px-03-mgf.jpg