No encontro, que se realizou em Madrid, Espanha, foram votadas seis novas propostas de políticas e revisões a três documentos. Entre elas, está a declaração de política “Saúde Oral ao Longo da Vida”, que surge na sequência do aumento mundial da esperança média de vida e tem em consideração a necessidade de implementar políticas na área da saúde pública que tenham em conta esta evolução.

O documento define as políticas e princípios adotados pela FDI sobre esta matéria. O organismo defende a “educação, a promoção e a consciencialização sobre a saúde oral, bem como sobre o seu impacto no estado de saúde e no bem-estar geral em todas as fases da vida”.

“É possível chegar a uma idade tão avançada quanto possível e com a dentição completa”, indica a federação internacional. Para a FDI, “qualquer estratégia para a promoção de uma vida saudável em todas as fases da vida deverá necessariamente integrar a saúde oral”, sendo por isso necessário desenvolver uma abordagem assente na adaptação dos sistemas nacionais de saúde e na disponibilização de medidas preventivas e cuidados de saúde oral ao longo da vida.

Poderá consultar as restantes informações que constam no documento em www.omd.pt/md/fdi/saude-oral.