Os recém-inscritos na OMD e os futuros médicos dentistas não faltaram ao Curso de Introdução à Atividade Profissional (CIAP), que decorreu no Porto, ontem, 3 de outubro. Os 94 participantes aproveitaram a sessão para esclarecer diversas questões, sobretudo relacionadas com o acesso e exercício da profissão, ética e deontologia, aspetos legais e jurídicos, enquadramento fiscal e empregabilidade.

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, explicou o funcionamento da Ordem e o presidente do Conselho Geral da OMD, Paulo Ribeiro de Melo, apresentou os passos necessários para iniciar a profissão. Luís Filipe Correia, presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina da OMD, abordou os aspetos éticos e deontológicos do exercício da medicina dentária e Filipa Carvalho Marques, diretora do Departamento Jurídico da Ordem, fez o enquadramento legal e jurídico da atividade. Artur Miler, médico dentista a exercer no SNS, esteve presente na sessão para falar da sua experiência no projeto de inserção de medicina dentária no SNS.

Na sessão do Porto foram ainda abordadas questões relacionadas com assuntos fiscais, prescrição de receitas, meios auxiliares de diagnóstico e atestados.

Como é habitual, a OMD organiza duas sessões e a próxima será em Lisboa, no dia 9 de outubro, segunda-feira, no Hotel Real Palácio. A participação no curso a decorrer na capital é gratuita e é necessária inscrição.

Jovens médicos dentistas e estudantes finalistas de medicina dentária esclareceram as suas dúvidas sobre o exercício da profissão

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD

Paulo Ribeiro de Melo, presidente do Conselho Geral da OMD

Luís Filipe Correia, presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina

Filipa Carvalho Marques, diretora do Departamento Jurídico da OMD

Artur Miler, médico dentista a exercer no SNS