Em entrevista ao Jornal Económico (7 julho 2017), o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, analisa os principais constrangimentos que afetam o desenvolvimento da atividade em Portugal e explica os caminhos para se encontrarem soluções.

Considera fundamental que se criem mecanismos para transformar as necessidades de cuidados de saúde oral em capacidade e acesso à medicina dentária. Mas avisa que, para resolver problemas, é necessária vontade política e lealdade entre os parceiros.

Na entrevista, o bastonário alerta que “o excesso de médicos dentistas é um problema. Levou a fenómenos com que não estávamos habituados a lidar. A emigração e o subemprego são questões que não podemos deixar de ter em conta”.

A propósito da recente apresentação dos Números da Ordem 2017, o Jornal Económico aponta que “o número de médicos dentistas em Portugal aumentou 73% nos últimos 10 anos, para 10.688 inscritos na Ordem dos Médicos Dentistas, no final de 2016. Esta evolução tem sido constante, verificou-se em todos os anos da última década, mesmo no período de crise económica e financeira que Portugal atravessou”.

Consulte a entrevista ao Jornal Económico na integra (pdf).

20170707-bastonario-semanario-economico-685px.png