O Conselho Diretivo da OMD escolheu o Meo Arena para a realização da 26ª edição do congresso da Ordem dos Médicos Dentistas. Face ao crescimento do evento, torna-se cada vez mais difícil encontrar um espaço com capacidade para albergar um encontro desta dimensão. Este recinto surge por isso como a infraestrutura que, em Lisboa, dispõe de lotação e melhores condições para dar resposta às atuais necessidades da organização.

Adicione agora o 26º Congresso da OMD aos seus eventos do Facebook.

Em 2015, o congresso mudou-se pela primeira vez para a principal sala de eventos do país (consulte fotogaleria). Uma aposta arrojada, mas necessária face ao gradual aumento do número de participantes. Tal como na 24ª edição, também este ano, o Meo Arena será ajustado às especificidades do encontro de medicina dentária, que tem a particularidade de aliar as componentes científica e comercial, ambas com características e objetivos muito singulares.

A ausência em Portugal de um espaço que reúna estas condições de raiz tem levado a OMD a procurar infraestruturas que permitam implementar o padrão de qualidade que se espera de um encontro desta dimensão. Recorde-se que, no ano passado, a 25ª edição registou 3.686 congressistas e mais de 12 mil participantes visitaram a Expo-Dentária. A Ordem tem alertado sucessivamente o poder político para a necessidade de se desenvolver um centro de congressos que corresponda às exigências deste tipo de eventos científicos e tecnológicos, que possa inclusive atrair outros encontros, nacionais e internacionais.

Na ausência de um recinto adequado de raiz para o efeito, é necessário recorrer a uma complexa logística, que inclui a criação de auditórios, áreas de exposição e infraestruturas complementares, indoor e outdoor, de apoio à equipa, conferencistas, congressistas e demais participantes. Este processo de adaptação depara-se com limitações de vária ordem, havendo o cuidado de antever e minimizar, na medida do possível as condicionantes climáticas e ambientais, como o ruído, para que não interfiram com a qualidade do congresso.

O Meo Arena dispõe das acessibilidades, versatilidade e comodidades (desde estacionamento a uma envolvente com todos os serviços) necessárias para a organização de eventos de grande envergadura. A adaptação de uma infraestrutura que foi concebida para espetáculos é um desafio que será uma vez mais abraçado pelas equipas da OMD e do Meo Arena que, em conjunto, vão empenhar-se para apresentar um evento inovador e com os habituais padrões de qualidade.

Este ano, o congresso é organizado em Lisboa, cuja Comissão Organizadora é presidida pela médica dentista Ana Cristina Mano Azul, regressando ao Porto em 2018. O Conselho Diretivo decidiu que o maior encontro de medicina dentária continuará a alternar entre as duas cidades, de modo alcançar cada vez mais profissionais.

Adicione agora o 26º Congresso da OMD aos seus eventos do Facebook.