Este ano, o Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) comemora 25 anos e, para assinalar a efeméride, a Comissão Organizadora da XXV edição abre o livro de memórias.

Entre as diversas iniciativas que estão em preparação para a promoção do encontro de medicina dentária de 2016, é desvendada a primeira ação que vai decorrer nas várias plataformas da OMD.

A 28 de abril é lançada a rúbrica “25 Anos de Congressos, 25 Anos de “Estórias””. Inspirada nos pontos altos de cada congresso que merecem ser recordados, a rúbrica semanal vai reviver os momentos mais marcantes e as imagens que retratam a evolução e crescimento que transformaram o encontro da medicina dentária portuguesa numa referência nacional e internacional.

Todas as quintas-feiras, no Facebook serão divulgadas algumas “estórias” dos congressos APMD e OMD, cujo conteúdo será disponibilizado na íntegra no site da OMD e replicado na eNews.

Estas “estórias” incluem vídeos gravados com os presidentes das Comissões Organizadoras de todos os Congressos APMD e OMD. Realce-se que, de 1992 a 1995, não há menções oficiais nas publicações da OMD dos presidentes das Comissões Organizadoras, nomeadamente no livro dos “10 Anos da OMD” e na publicação “15 anos de Congressos”, bem como nos respetivos programas de cada congresso. Por essa razão, os testemunhos relativamente às primeiras quatro edições do evento anual de medicina dentária serão prestados por João F. C. Carvalho, presidente da APMD 1991-1994, Manuel Fontes de Carvalho, bastonário da OMD 1998-2000 e Carlos Silva, secretário-geral da OMD 1998-2000. A partir de 1996 até à data, os testemunhos serão apresentados pelos presidentes das Comissões Organizadoras de cada edição.

No próximo dia 28, é lançada a retrospetiva do primeiro congresso, organizado pela antiga APMD (Associação Profissional dos Médicos Dentistas), que mais tarde daria lugar à Ordem dos Médicos Dentistas.

Em 1992, João Carvalho, presidente da APMD, dava início à cerimónia oficial de abertura do primeiro evento, que decorreu no Fórum da Maia, Porto, entre 5 e 7 de dezembro.

Na ocasião, Macário Correia era presidente da Comissão Parlamentar da Saúde e participou na cerimónia, assim como Bernardo Teixeira Coelho, que presidia o CRN (Conselho Regional do Norte) da Ordem dos Médicos (em representação do bastonário) e Vieira de Carvalho, que liderava a Câmara da Maia.

Estas e outras memórias podem ser acompanhadas e partilhadas, em www.facebook.com/omdpt/ e em www.omd.pt. Siga também o evento XXV Congresso da OMD no Facebook.