A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) ouviu as experiências de 13 médicos dentistas que exercem nos centros de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo.

A reunião realizou-se no âmbito do projeto piloto de inserção da medicina dentária no Sistema Nacional de Saúde (SNS) e decorreu a 8 de março na delegação da Ordem dos Médicos Dentistas, em Lisboa.

A OMD constituiu um grupo de trabalho para acompanhar esta matéria e, nesse sentido, ouviu os médicos dentistas que se encontram atualmente a exercer nos centros de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Durante o encontro, foi possível trocar impressões com estes médicos dentistas sobre diversas questões, como o respetivo enquadramento profissional, as condições de trabalho nos centros de saúde, o tipo de doentes que atendem, as condições de materiais e equipamentos disponíveis, a interação com outros profissionais da área da saúde e o acesso a ficheiros médicos.

Na audição dos médicos dentistas que exercem na Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo estiveram presentes Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD, Paulo Ribeiro de Melo, presidente do Conselho Geral da OMD, os médicos dentistas André Brandão de Almeida e Teresa Lavandeira Pimenta, que integram o grupo de trabalho, membros do Conselho Geral da OMD, acompanhados por Filipa Carvalho Marques, diretora do departamento Jurídico da OMD.

No mesmo dia, a OMD foi recebida em audiência pelos deputados Carlos César, líder do grupo parlamentar do PS, e Nuno Magalhães, líder do grupo parlamentar do CDS/PP. Na reunião participaram o bastonário, Orlando Monteiro da Silva, o representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo da OMD, Artur Lima, e a diretora do departamento Jurídico da OMD, Filipa Carvalho Marques.

A experiência piloto anunciada pelo Ministério da Saúde irá abranger, segundo indicações do Governo, cerca de 15 centros de saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo e do Alentejo e terá a duração de um ano. A medida permitirá à população mais carenciada e vulnerável, das referidas localidades, portadora de patologia crónica aceder a cuidados básicos de medicina dentária. A OMD continuará as negociações com o Governo para implementação do projeto no mais curto espaço de tempo possível.