O projeto-piloto de consultas de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde vai decorrer em Lisboa e no Alentejo, em 10 a 15 centros de saúde, e arranca já no primeiro semestre do ano.

A medida consta do Plano Estratégico de Reforma para os Cuidados de Saúde Primários que foi ontem apresentado por Adalberto Campos, ministro da Saúde, por Fernando Araújo, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, e por Henrique Botelho (coordenador) e Carlos Nunes, da Coordenação Nacional para a reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados de Saúde Primários.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Paulo Ribeiro de Melo, presidente da mesa do Conselho Geral da OMD, Filipa Carvalho Marques, diretora do Departamento Jurídico da OMD e os médicos dentistas José Frias Bulhosa e André Brandão de Almeida estiveram presentes na sessão, que decorreu em Lisboa.

Na manhã que antecedeu a apresentação pública do plano estratégico para os cuidados de saúde primários, a comitiva da OMD reuniu com o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, para discutir o projeto de inclusão dos médicos dentistas nos cuidados de saúde primários/ centros de saúde.

“A ideia é ter uma política integrada de saúde oral”, anunciou Fernando Araújo, em declarações à comunicação social. O plano governamental prevê ainda a promoção da saúde oral em idade escolar e um reforço dos higienistas orais.

Por outro lado, não descartou a possibilidade de integrar mais tratamentos dentários nos centros de saúde, como cuidados de reabilitação oral. A prioridade será dada aos utentes mais vulneráveis, com dificuldades económicas e com patologias crónicas associadas, nomeadamente doentes oncológicos, com diabetes e patologia cardiovascular.