Na segunda reunião anual da FEDCAR foi votada a integração da Ordem dos Médicos Dentistas nos membros da entidade europeia. A OMD foi aceite por unanimidade e junta-se assim à lista de 21 países que compõem a Federação Europeia das Autoridades Competentes e Reguladores de Medicina Dentária. No encontro, que decorreu em novembro, em Paris, Miguel Angel López-Andrade Jurado, até então vice-presidente, foi eleito para a presidência do organismo.

A FEDCAR reúne várias ordens e órgãos europeus responsáveis pela regulação, registo e supervisão dos profissionais. O grupo tem como objetivos a promoção da segurança dos pacientes na Europa, o fomento de um nível de cuidados de saúde oral elevado e a contribuição para uma mobilidade mais fácil e segura dos profissionais de medicina dentária entre os Estados europeus.

Na prática, a OMD vai participar na partilha de informação e boas práticas no âmbito da regulamentação da profissão e tem como meta promover posições conjuntas perante o legislador da União Europeia, relativas ao desenvolvimento de iniciativas e legislação a nível europeu que afetam a regulação dos médicos dentistas.

A Federação Europeia das Autoridades Competentes e Reguladores de Medicina Dentária reúne duas vezes por ano e entre as suas atividades encontra-se o apoio da iniciativa HPCB (Healthcare Professionals Crossing Borders), que consiste numa parceria informal entre as autoridades reguladoras de cuidados de saúde na EU e que visa a segurança do paciente.

Os membros da FEDCAR acompanham ainda de perto os desenvolvimentos do projeto HProCard, que é financiado pela Comissão Europeia e promove o uso dos cartões de profissionais de saúde na Europa.

Recorde-se que a Ordem dos Médicos Dentistas é membro de outros organismos internacionais, mais concretamente o CED (Council of European Dentists) e a FDI (World Dental Federation).