A Direção-Geral da Saúde (DGS) realizou, em parceria com a Ordem dos Médicos Dentistas, o III Estudo Epidemiológico Nacional de Prevalência das Doenças Orais, que avalia o cenário atual da saúde oral em Portugal e a sua evolução desde 2000. O documento será apresentado no XXIV Congresso da OMD e resulta da profícua cooperação que tem existido entre a DGS e a Ordem dos Médicos Dentistas.

Este ano, a amostra foi alargada e inclui pela primeira vez cinco grupos diferentes. Além das faixas etárias habitualmente sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), isto é, dos 6, 12 e 18 anos, foram abrangidos os grupos dos 35 – 44 anos e 65 – 74 anos. São resultados inéditos que serão divulgados no congresso da OMD, por Rui Calado, Cristina Sousa Ferreira e Paulo Nogueira, da DGS, e Paulo Ribeiro de Melo, secretário geral da Ordem dos Médicos Dentistas.

O estudo epidemiológico examinou os referidos grupos populacionais, para estudar a prevalência das principais doenças orais: cárie dentária, doença periodontal e lesões da cavidade oral. Para além da observação da cavidade oral, os participantes responderam a um questionário específico para o grupo etário onde se inserem.

Para Paulo Ribeiro de Melo, a “inclusão de dois novos grupos no Estudo Epidemiológico Nacional de Prevalência das Doenças Orais permite ter uma visão mais global da saúde oral dos portugueses”. E acrescenta que “os dados que serão entretanto conhecidos vão contribuir para a elaboração de estratégias que promovam um maior desenvolvimento e educação para a saúde oral”.


Download da apresentação III Estudo Epidemiológico Nacional de Prevalência das Doenças Orais (.pdf)

Ordem dos Médicos Dentistas
Visão Geral da Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar-lhe a melhor experiência de utilização possível. A informação dos cookies é armazenada no seu navegador e desempenha funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.