A discussão de casos reais de ética e deontologia foi o tema do último curso de fim de dia, integrado na formação contínua da Ordem dos Médicos Dentistas, que o Conselho Deontológico e de Disciplina (CDD) realizou em Ponta Delgada a 16 de outubro de 2015.

Numa sessão na qual foram palestrantes dois membros do CDD, Mário Jorge Silva e Joana Figueiredo, e que contou com uma boa presença de médicos dentistas, foram apresentados e analisados vários casos práticos relacionados com o exercício da medicina dentária na sua vertente ética e deontológica.

Atendendo o forte interesse manifestado pela audiência nas matérias em debate, houve também oportunidade de se proceder ao esclarecimento das dúvidas e questões apresentadas pelos médicos dentistas presentes.

O CDD tem vindo a realizar sessões em vários pontos do país, o que tem permitido ao CDD tomar contacto com o contexto e especificidades locais do exercício da medicina dentária, como também dar voz aos colegas, na formulação das suas preocupações e na aceitação de propostas, o que constitui um fator extremamente importante para o desempenho das suas atribuições estatutárias.

Desde 2013, foram realizadas até à presente data, oito sessões de formação: Coimbra, Setúbal, Évora, Funchal, Viseu, Braga, Faro e Ponta Delgada.

De sublinhar também, a forte adesão e participação que se tem registado por parte dos colegas a estas sessões, o que se tem vindo a refletir na avaliação largamente positiva resultante dos inquéritos de satisfação até à data realizados

Recordamos que no próximo dia 13 de novembro, às 14h30, no XXIV Congresso Anual da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorre em Lisboa (Meo Arena), irá decorrer a sessão organizada pelo CDD integrada nos temas socioprofissionais (entrada gratuita para médicos dentistas), que este ano é dedicada à apresentação e discussão de casos reais no âmbito deontológico e ético.


No final do curso, momento para perguntas da audiência.


Da esquerda para a direita, Mário Jorge Silva e Joana Figueiredo, membros do Conselho Deontológico e de Disciplina que ministraram o curso, junto a Luís Filipe Correia, presidente do órgão.