A primeira consulta pública do projeto de regulamento das especialidades de cirurgia oral, de odontopediatria e de periodontologia que baliza o processo especial  de acesso ao título de médico dentista especialista em cirurgia oral, odontopediatria e de periodontologia, decorreu entre 22 de agosto e 2 de outubro de 2013, tendo nessa altura sido enviados alguns contributos da parte de vários médicos dentistas a quem desde já agradecemos a colaboração e interesse.

Decorrente da análise das propostas recebidas na consulta pública, entendeu o Conselho Diretivo acolher um conjunto alargado de contributos que, sem alterar a base do documento, ajuda, na nossa perspetiva, a melhorar e clarificar o texto do primeiro documento.

Entendeu o Conselho Diretivo, por uma questão de transparência, inclusividade e de democraticidade interna, colocar o novo documento em consulta pública, o que foi efetuado em 28 de fevereiro de 2014 (requer autenticação). O prazo de receção de contributos terminará em 11 de abril de 2014.

Este processo especial, irá permitir no futuro a constituição dos colégios das especialidades de cirurgia oral, de odontopediatria e de periodontologia que por sua vez, de entre outras atribuições , proporão ao Conselho Diretivo as regras do processo regular de acesso às especialidades.