A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e a Sociedade Euro 2004 assinaram, em Novembro de 2003, um Protocolo de Colaboração que visa assegurar, por um lado, uma rede adequada de prestadores de cuidados de saúde oral durante a realização do UEFA EURO 2004¿ (destinada aos diversos Grupos participantes que se deslocarão a Portugal) e, por outro lado, a presença de médicos dentistas nos 10 estádios onde se realizam os jogos do Campeonato Europeu.
Para esse efeito, a OMD efectuou um rigoroso processo de candidatura junto dos seus associados, quer para seleccionar as Unidades de Saúde (Clínicas e Consultórios de Medicina Dentária) que integram a denominada “Rede de Cuidados de Saúde Oral “, quer para seleccionar os médicos dentistas que estarão em permanência nos estádios (duas horas antes, durante e duas horas após o encontro).
Os 33 profissionais (efectivos e suplentes) apurados para os estádios têm, no mínimo, dez anos de experiência e estarão munidos de um Kit para assistência imediata, mas em casos de situações mais complicadas terão o dever de encaminhar o sinistrado para o local onde poderá receber o atendimento necessário.
A sua intervenção estará sempre sob a coordenação do INEM. As 63 Unidades de Saúde seleccionadas para integrar a “Rede ” possuem valências ao nível dos idiomas, dos serviços e dos equipamentos e estão localizadas nas cidades onde decorrem os jogos, em regiões potencialmente sujeitas a maior fluxo turístico e nos locais de estágio, disponibilizando um serviço de atendimento permanente para situações de urgência.
Este protocolo abrange as delegações oficiais das Federações Nacionais participantes, incluindo atletas, corpos técnicos e dirigentes; árbitros e árbitros assistentes; dirigentes das instituições internacionais ligadas à modalidade, designadamente a UEFA e a FIFA; staff da UEFA e da Euro 2004, S.A.; parceiros comerciais; convidados oficiais da organização, das autoridades desportivas e das autoridades nacionais; acompanhantes e familiares dos membros dos grupos anteriores e profissionais da comunicação social acreditados.
A listagem das Unidades de Saúde foi facultada à Euro 2004 S.A. para divulgação junto dos Grupos, permitindo-lhes a escolha, em cada caso, do prestador de cuidados médico-dentários.
A OMD manterá a sua organização em funcionamento, de forma a garantir que são prestadas as informações adequadas e a assegurar o apoio necessário ao cabal acompanhamento da prestação de cuidados de saúde oral no âmbito deste importante evento. Veja a listagem das unidades de saúde que integram a Rede de Cuidados de Saúde Oral.