O governo madeirense quer alargar o programa regional de saúde oral também às grávidas, referiu Francisco Jardim Ramos, secretário regional dos Assuntos Sociais, durante a abertura da operação Dente São 2012.

Na Madeira, todas as crianças do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico estão abrangidas pelo programa regional de saúde oral.

O secretário regional prestou homenagem a todas as equipas que, desde 1988, fazem este programa na Região, tendo começado com o então secretário regional do Turismo, João Carlos Abreu, ali presente, que na altura, através de um cidadão americano que visitava frequentemente a Região, quis iniciar o tratamento dos dentes dos madeirenses.

Além disso, Francisco Jardim Ramos estendeu também os cumprimentos ao anterior responsável pelo programa, Gil Fernandes Alves, representante na Região da Madeira do Conselho Diretivo da Ordem dos Dentistas e a Maria do Carmo Silva, atual responsável pelo Programa, que também deu maior amplitude ao programa, evoluindo da prevenção para o programa de rastreio do cancro oral, «pioneiro na Madeira e que começa agora a ser implementado no continente».

«Vamos precisar do apoio das enfermeiras de saúde materna. Nas sessões de preparação para o parto, conseguiremos abordar um maior número de pessoas, do que apenas nas sessões de sensibilização só para saúde oral», referiu a médica dentista.

Consulte o vídeo de uma reportagem sobre o assunto emitida na RTP Madeira, com declarações do governante e de Maria do Carmo Silva.

 

Abrir vídeo numa janela externa