A nova direcção do Colégio de Ortodontia, presidida pela segunda vez por Luís Jardim, tomou posse na última semana, a 18 de Junho, na delegação de Lisboa da OMD.

A equipa do Colégio é agora composta também pelos secretários Armandino Alves, Francisco Fernandes do Vale, Jorge Dias Lopes e Nuno Montezuma de Carvalho.

Luís Jardim explicou que ao considerar a possibilidade de recandidatura ao cargo de presidente do Colégio de Ortodontia, «desde cedo concluí que tal decisão apenas se justificaria na medida em que fosse capaz de mobilizar um conjunto alargado de colegas e de incorporar um novo projecto, baseado em ideias e objectivos considerados como essenciais e necessários pela generalidade dos membros do Colégio».

Por outro lado, à medida que o tempo ia decorrendo, «tornava-se cada vez mais evidente que o projecto que a anterior Direcção do Colégio tinha apresentado para o triénio 2007-2010 se ia paulatinamente esgotando (no bom sentido), uma vez que as metas e desafios então delineados iam sendo progressivamente atingidos», acrescentou.

«Apesar de não fazer sentido enumerar aqui todas as iniciativas e realizações da anterior Direcção, cumpre reconhecer que muitas delas não teriam sido possíveis sem o dedicado e leal contributo dos colegas de Direcção (Prof. Afonso Pinhão Ferreira, Prof. Jorge Dias Lopes, Doutor Korrodi Ritto, Dr. Rui Pereira), bem como sem a colaboração dos colegas que aceitaram integrar os vários Grupos de Trabalho Regionais (Dra. Cristina Baptista, Dr. Nuno Montezuma, entre outros)», lembrou Luís Jardim.

 

 

null null null
null null null
null null null
null null null

 

 

10 objectivos e metas para o Colégio da Especialidade de Ortodontia no triénio 2010-2013

1. Uma Direcção e um Colégio fortalecidos, que representem a união de todos os Especialistas, contando com as ideias e com a participação de todos os membros do Colégio.

2. Divulgação da especialidade, através da promoção de iniciativas dirigidas aos médicos dentistas e, sobretudo, ao público em geral.

3. Divulgação da lista de Especialistas em Ortodontia (na webpage) da Ordem dos Médicos Dentistas.

4. Elaboração e publicação de conteúdos e aumento da visibilidade da página na Internet do Colégio.

5. Reforço da participação dos especialistas nas actividades do Colégio, através da dinamização dos grupos regionais de trabalho, bem como da realização de pelo menos duas reuniões plenárias anuais.

6. Inicio da publicação regular do Boletim do Colégio de Ortodontia, aprovado para publicação exclusiva em formato digital.

7. Realização de reuniões periódicas com os Directores dos cursos de pós-graduação em Ortodontia, com o objectivo, entre outros, de estudar a adequação dos novos planos de estudos dos cursos de pós-graduação (após a reforma de Bolonha) aos regulamentos da OMD.

8. Aumento progressivo do número de colegas que se candidatam às provas de especialidade e do número de Especialistas membros do Colégio.

9. Constituição de um Grupo de Ligação aos colegas mais jovens, destinado a informar e apoiar os colegas recentemente pós-graduados, alunos dos cursos de pós-graduação e alunos de medicina dentária que se pretendam especializar na área da ortodontia.

10. E finalmente manutenção do compromisso de organização do já tradicional Jantar Anual de Confraternização do Colégio.