Apresentação

Entrada nos 20 com um cenário irreverente

Uma escultura com um “20” gigante, desenvolvida em exclusivo para assinalar as duas décadas do encontro anual de medicina dentária, foi a “mascote” do XX Congresso da OMD. Esta figura serviu de ponto de encontro e foi o cenário eleito para muitos congressistas registarem o momento da sua participação nesta edição, que tomou conta do Centro de Congressos, em Lisboa. A estrutura, amovível, acompanhou o congresso para todo o lado, inclusive para a festa oficial, que elegeu um espaço emblemático para a celebração da data: a discoteca Kapital.

O ano de 2011 foi de comemoração por diversas razões. O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, tinha sido eleito em fevereiro para a presidência do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) e, em setembro, assumia a presidência da Federação Dentária Internacional (FDI), um cargo nunca antes ocupado por um português.

Mas nem só de festa viveu o XX Congresso da OMD. O sucesso desta edição ficou a dever-se à multidisciplinaridade do seu programa. Em termos científicos houve uma evolução que, em 2016, será replicada no programa científico. Em 2011, as comissões científica e organizadora apresentavam pela primeira vez os temas socioprofissionais, organizados com o objetivo de esclarecer e promover a discussão de assuntos que dizem respeito à profissão. Também inédito em Portugal foi o curso teórico-prático de Medicina Dentária Baseada na Evidência, com Jane Forrest e Syrenne Miller (USA). Nesta lista de novidades houve ainda lugar para dois regressos: os Fóruns Ibérico e de Controvérsias.

Na edição 20 do congresso da OMD, que decorreu de 10 a 12 de novembro e teve uma comissão organizadora com liderança no feminino, por Eunice Carrilho, também se falou de política, devido ao momento importante para a profissão que se discutia na Assembleia da República e que coincidiu com a sessão solene. Enquanto decorria o debate do Orçamento de Estado para 2012, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Leal da Costa, anunciava no Congresso que, embora o setor da medicina dentária possivelmente fosse afetado pela crise financeira, a verba para o cheque-dentista mereceria toda a atenção do Governo, bem como o alargamento à prevenção do cancro oral. Durante o evento, a 11 de novembro era adotada a nova Tabela de Nomenclatura da OMD.

Já no plano das inovações tecnológicas, na celebração do XX Congresso foi apresentado o novo Manual do Expositor da Expo-Dentária, que tinha como principal característica inovadora o facto de estar na página eletrónica da OMD, adequando-se às exigências dos novos tempos. E por falar em avanço tecnológico, 20 anos depois do primeiro congresso da Associação Profissional dos Médicos Dentistas (APMD), os congressistas puderam fazer a inscrição e o pagamento online. Regressando a 2016, já fez a sua inscrição online? O deadline é 20 de outubro. Até essa data beneficia de um preço reduzido. Por isso, aproveite e termine esta leitura com um click direto para as inscrições no XXV Congresso: www.omd.pt/congresso/2016/inscricao.

 

Consulte o álbum de fotos no Facebook do XX Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.