4 de maio 2026

Streaming

21:00 às 23:00

Zoom

Inscrição abre 30 dias antes.

A Dor Orofacial é definida como a dor percebida no território acima do pescoço, anterior ao pavilhão auricular, abaixo da linha orbitomeatal e na cavidade oral (Classificação Internacional de Dor Orofacial -ICOP).

A dor dento-alveolar é a dor orofacial mais prevalente (47%) seguida pela Disfunção Temporomandibular (DTM) presente em 31% dos adultos e 11% das crianças, devendo a primeira ser sempre excluída antes de um diagnóstico de DTM.

A DTM consiste num termo global que define diversos quadros clínicos que afetam a articulação temporomandibular, os músculos mastigatórios e as estruturas associadas.

É a segunda doença músculo esquelética mais prevalente, após a dor lombar, sendo a dor e a redução da amplitude do movimento os sinais e sintomas que a caracterizam.

Na sua classificação encontra-se dividida em distúrbios musculares, articulares e cefaleias associadas a DTM. A mialgia, a dor miofascial e a dor miofascial com dor referida são os diagnósticos mais comuns de DTM muscular com sintomatologia associada.

A Síndrome de Dor Miofascial é uma condição de dor crónica regional, não inflamatória, que se origina no músculo esquelético e tecido conjuntivo, associado à presença de pontos gatilho miofasciais e dor referida.

Nesta apresentação serão abordados alguns casos clínicos dando ênfase à história clínica do doente, no processo de diagnóstico e tratamento multidisciplinar.

O objetivo principal desta formação é:

  • mostrar uma abordagem global de um doente com dor orofacial, mais especificamente com DTM muscular;
  • abordar as diversas opções de tratamento nestes doentes, nomeadamente acupuntura e agulhamento seco.

No final desta formação o formando será capaz de:

  • identificar os sinais e sintomas em doentes com DTM;
  • conhecer diferentes abordagens terapêuticas nestas patologias.
Curso ministrado por

Diana Correia

  • Mestre em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) 2009.
  • Mestre em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular pela Faculdade de Medicina CEU (2014-2016).
  • Assistente convidada da disciplina de Oclusão e Reabilitação Oral na FMDUL desde 2015.
  • Responsável pela consulta de Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular do Hospital das Forças Armadas (HFAR) em Lisboa desde 2014.
  • Curso Avançado de Cefaleias pela SPC (2022-2025).
  • Residência Clínica em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular, Universidade de Kentucky, USA 2016.
Ordem dos Médicos Dentistas
Visão Geral da Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar-lhe a melhor experiência de utilização possível. A informação dos cookies é armazenada no seu navegador e desempenha funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.