Uma década atrás os pacientes eram vistos de forma unidisciplinar. Atualmente as equipas de Medicina Dentária, por muito pequenas que sejam, são confrontadas com pacientes com óbvias necessidades interdisciplinares.
Pacientes que simultaneamente apresentam edentulismo parcial, problemas ocluso-funcionais, desgaste dentário, problemas periodontais, apinhamento dentário, compensações dento-alveolares, etc, são comuns dada a preservação de dentes por mais tempo ao longo da vida.
Uma capacidade de diagnóstico e tratamento mais desenvolvida, dada a evolução o estado da arte, aliado a requisitos de saúde e estética mais elevados dos pacientes tornam esta temática um dos maiores desafios da Medicina Dentária atual.
Nesta conferência o autor vai apresentar soluções práticas e exequíveis para um correto exame, diagnóstico, planeamento e execução de casos interdisciplinares, simples e mais complexos, envolvendo a periodontologia, a ortodontia, a implantologia, prostodontia e estética dentária de forma coordenada.
O objetivo principal desta formação é:
- Apresentar um sistema de diagnóstico, planeamento e execução de casos interdisciplinares.
No final desta formação o formando será capaz de:
- Implementar formas de efetuar sistematicamente o exame inicial em todos os pacientes, uma vez resolvida a queixa principal;
- Diagnosticar, planear e ter noções de execução de casos interdisciplinares simples e complexos.