3 de outubro 2024

Streaming

21:30 às 23:30

Online (Zoom)

Preço 0

827 vagas disponíveis

A ergonomia desempenha um papel crucial na prática da medicina dentária, visando otimizar o ambiente de trabalho e garantir o bem-estar dos profissionais de saúde oral.

No contexto médico dentário, a aplicação de princípios ergonómicos é essencial para prevenir lesões músculo-esqueléticas e melhorar a eficiência no desempenho dos procedimentos clínicos.

Na medicina dentária, os sistemas de ampliação como as lupas e o microscópio proporcionam uma visão aprimorada e detalhada do campo de trabalho. As lupas permitem um aumento significativo na precisão durante procedimentos. Estes sistemas de ampliação melhoram a qualidade do diagnóstico e tratamento, e também desempenham um papel fundamental na prevenção de fadiga visual.

Ao utilizar lupas ergonomicamente projetadas, os profissionais podem manter uma postura mais natural, reduzindo a fadiga muscular e prevenindo lesões músculo-esqueléticas. O uso de microscópio em medicina dentária é cada vez mais utilizado, promovendo uma ampliação extraordinária, sendo uma mais-valia em procedimentos delicados como a endodontia.

A aplicação de princípios ergonómicos durante a utilização de lupas e microscópios na medicina dentária não só aprimora a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes, mas também preserva a saúde e o conforto dos médicos dentistas.

O objetivo principal desta formação é:

Providenciar informação aos profissionais de saúde oral sobre os vários sistemas de ampliação que existem, e como recorrer a estas ferramentas que ampliam a visão e a precisão do trabalho realizado pelo médico dentista.

No final desta formação o formando será capaz de:

  • Selecionar um sistema de ampliação adequado ao profissional e a sua especialidade.
  • Identificar a importância da implementação de princípios em ergonomia na medicina dentária.

As inscrições no curso encerram às 14h00 do dia do curso.

Curso ministrado por

Vanessa Silva

  • Médica dentista licenciada pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (2009)
  • Doutorada em Segurança e Saúde Ocupacionais pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
  • Professora Auxiliar Convidada de Oclusão e Ergonomia da Faculdade de Medicina Dentária da UCP
  • Investigadora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS)