11 de setembro 2023

Streaming

21:30 às 23:30

Online (Zoom)

A data limite para a inscrição foi atingida.

As inscrições neste curso estão encerradas.

Após uma breve apresentação sobre o protocolo que o autor utiliza no estudo de casos ortodônticos, serão mostrados diversos casos complexos que foram tratados com sucesso.

Simultaneamente, com a demonstração, serão tecidos comentários argumentativos de feição biológica e clínica.

O objetivo principal desta formação é:

Demonstrar através de exemplos clínicos bem conseguidos, que é importante, em cada caso, uma ponderação diagnóstico-terapêutica que possua na sua essência uma estrutura concetual, a qual se for articulada com a experiência e o discernimento clínicos, autoriza que as ações de simplificação sejam produto de um conhecimento estruturado e, não apenas, um meio de facilitar, ou seja, uma banalização de algo mais complexo. A supersimplificação mecânica tão propagandeada não tem lugar, não fora o facto dos princípios axiomáticos em que se baseia qualquer técnica, negarem padronizar o que, por essência, não é estandardizável.

Queremos também realçar que uma proposta moderna de trabalho, não pode nem deve, evitar o constante aporte da tecnologia agregada à especialidade, sobretudo no que concerne aos incontáveis novos aparelhos e dispositivos auxiliares que muito nos auxiliam.

Todos esses prodigiosos instrumentos mecânicos devem, no entanto, ser selecionados e aplicados de acordo com a essência postulada na técnica utilizada e com os objetivos definidos para o tratamento do paciente. Isso deve acontecer numa perspetiva de simplificação mecânica, mas tendo sempre em atenção que o deslocamento dentário é consequência de alterações nos tecidos biológicos e da gestão racional das forças em jogo, no contrabalanço das resistências móveis com as resistências estáveis, a que se chama, usualmente, controlo da ancoragem.

Os aparelhos são cegos e desconhecem se as forças que deliberam vão atuar em dentes com periodonto saudável ou enfermo, num dente ou num grupo de dentes, num incisivo ou num molar, bem como se o movimento que provocam é no sentido vestibular ou lingual.

Na realidade, há hoje técnicas muito avançadas na especialidade de ortodontia que permitem solucionar casos complexos em crianças, jovens e adultos de forma mais célere, eficiente e segura do que os métodos convencionais. E isso, tanto se aplica na biomecânica como nas áreas de diagnóstico e planeamento ortodôntico, como o demonstram as novas tecnologias de scan intraoral, de imagem fotográfica e radiológica tridimensionais, todas perfeitamente integradas em ambiente informático, as quais possibilitam uma planificação mais precisa e, concludentemente, resultados mais previsíveis e excelentes.

No final desta formação o formando será capaz de:

Avalizar a complexidade de um caso ortodôntico e discernir a programação e priorização necessária das diversas fases de um tratamento ortodôntico complexo.

Curso ministrado por

Afonso Pinhão Ferreira

  • Médico Dentista, Especialista em Ortodontia pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).
  • Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP).
  • Diretor do Curso de Especialização em Ortodontia da FMDUP durante mais de 25 anos.
  • Sócio fundador e titular da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial (SPODF).
  • Membro de várias sociedades científicas nacionais e internacionais.
  • Prática exclusiva de ortodontia desde 1989.
  • Administrador e Diretor Clínico da OrtoPóvoa.
  • Autor de diversos trabalhos científicos publicados.