22 de maio 2023

Streaming

21:30 às 23:30

Online

A data limite para a inscrição foi atingida.

As próteses parciais removíveis continuam a ser a solução mais utilizada na reabilitação de doentes que apresentam edentulismo parcial ou total, estando, contudo, associadas a uma baixa aceitação, ao comprometimento estético e protético, ao risco aumentado de desenvolvimento de cáries e de doença periodontal e a uma reabsorção mais intensa do rebordo ósseo.

As reabilitações implanto-suportadas constituem, assim, uma opção de tratamento bastante mais previsível na obtenção de um resultado mais previsível.

No entanto, devido a diversos fatores, reabilitações fixas implanto-suportadas podem estar contra-indicadas. A conjugação de implantes para suportarem a prótese removível pode reduzir o impacto de alguns dos problemas associados à prótese removível convencional, sendo ampla a heterogeneidade de soluções terapêuticas disponíveis.

Esta apresentação tem como propósito considerar o prognóstico de diferentes alternativas de reabilitação protética implanto-retida em situações de edentulismo parcial ou total.

Neste sentido, a presente comunicação abordará os últimos dados disponíveis, sendo ainda apresentados casos clínicos.

O objetivo principal desta formação é:

  • Esta apresentação tem como propósito considerar o prognóstico de diferentes alternativas de reabilitação protética implanto-retida em situações de edentulismo parcial ou total, apoiando-se na mais atual evidência clínica e científica existente.

No final desta formação o formando será capaz de:

  • Reconhecer e selecionar a ampla heterogeneidade de soluções terapêuticas disponíveis recorrendo à utilização de implantes no suporte e retenção de próteses removíveis.

 

As inscrições no curso encerram às 17h00 do dia do curso.

Curso ministrado por

Filipe Moreira

  • Médico dentista licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) – 2008
  • Doutorado em Ciências da Saúde pela FMUC – 2022
  • Pós-graduado em Reabilitação Oral Protética pela FMUC – 2011
  • Assistente Convidado do MIMD da FMUC
  • Membro do Conselho Científico da Sociedade Portuguesa de Prostodontia e Estética Dentária (SPPED)
  • Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Implantologia e Osteointegração (SOPIO)