As próteses parciais removíveis continuam a ser a solução mais utilizada na reabilitação de doentes que apresentam edentulismo parcial ou total, estando, contudo, associadas a uma baixa aceitação, ao comprometimento estético e protético, ao risco aumentado de desenvolvimento de cáries e de doença periodontal e a uma reabsorção mais intensa do rebordo ósseo.
As reabilitações implanto-suportadas constituem, assim, uma opção de tratamento bastante mais previsível na obtenção de um resultado mais previsível.
No entanto, devido a diversos fatores, reabilitações fixas implanto-suportadas podem estar contra-indicadas. A conjugação de implantes para suportarem a prótese removível pode reduzir o impacto de alguns dos problemas associados à prótese removível convencional, sendo ampla a heterogeneidade de soluções terapêuticas disponíveis.
Esta apresentação tem como propósito considerar o prognóstico de diferentes alternativas de reabilitação protética implanto-retida em situações de edentulismo parcial ou total.
Neste sentido, a presente comunicação abordará os últimos dados disponíveis, sendo ainda apresentados casos clínicos.
O objetivo principal desta formação é:
- Esta apresentação tem como propósito considerar o prognóstico de diferentes alternativas de reabilitação protética implanto-retida em situações de edentulismo parcial ou total, apoiando-se na mais atual evidência clínica e científica existente.
No final desta formação o formando será capaz de:
- Reconhecer e selecionar a ampla heterogeneidade de soluções terapêuticas disponíveis recorrendo à utilização de implantes no suporte e retenção de próteses removíveis.
As inscrições no curso encerram às 17h00 do dia do curso.