A má-oclusão apresenta uma elevada prevalência na infância e um impacto significativo em termos da qualidade de vida das crianças afetadas e dos custos associados ao seu tratamento. Pode ter consequências estéticas ao nível dos dentes e da face, e funcionais na mastigação, deglutição, fala, postura corporal e articulação temporo-mandibular. Por estas razões, a OMS classificou-a como a terceira doença oral mais importante, superada apenas pela cárie dentária e pelas doenças periodontais, recomendando a adoção de medidas preventivas e intercetivas.
A má-oclusão tem origem multifatorial dependendo de fatores ambientais, funcionais e hereditários. Serão discutidos quais os fatores de risco e os fatores protetores da má-oclusão, que contribuem para o crescimento e desenvolvimento craniofacial e para o estabelecimento de uma oclusão normal.
A prevenção e intervenção precoce da má-oclusão na idade pediátrica, preferencialmente ainda na dentição decídua ou mista, pode prevenir e/ou minimizar as desarmonias dento-faciais na idade adulta. Serão explicadas as vantagens do tratamento precoce, principalmente a sua rapidez e estabilidade ao longo do tempo.
Será dada a conhecer a Ortopedia Funcional dos Maxilares, considerada uma importante especialidade no Brasil. Ao longo da sessão serão apresentados casos clínicos, de forma a ilustrar os métodos intercetivos da má-oclusão através de aparelhos ortopédicos funcionais.
O objetivo principal desta formação é:
- O objetivo desta apresentação é reconhecer a importância do tratamento precoce da má-oclusão na infância, reconhecer os seus fatores de risco e protetores, e dar a conhecer os seus métodos preventivos e intercetivos, através da Ortopedia Funcional dos Maxilares.
No final desta formação o formando será capaz de:
- Identificar e etiologia da má-oclusão, reconhecendo os seus fatores de risco e os seus fatores protetores;
- Reconhecer os métodos preventivos da má-oclusão;
- Reconhecer as vantagens do tratamento precoce da má-oclusão na infância;
- Identificar os métodos intercetivos da má-oclusão, através da Ortopedia Funcional dos Maxilares;
- Identificar os princípios, características e mecanismos de ação dos aparelhos ortopédicos funcionais.
As inscrições no curso encerram às 14h00 do dia do curso.