“Dentistry based on evidence is different from Evidence Based Dentistry”. O paradigma da Medicina Dentária Baseada na Evidência exige que a melhor evidência científica seja integrada com a expertise clínica do profissional de saúde e expectativas do paciente. Apesar dos esforços dos últimos anos para o desenvolvimento e disseminação da Medicina Dentária Baseada na Evidência, ainda existem barreiras na sua implementação.
Os principais problemas incluem a dimensão e qualidade da evidência, publicação de resultados antagónicos, ilegibilidade e iliteracia científica e o desequilíbrio de investimento entre a produção e divulgação científicas. A pesquisa por evidência de qualidade pode ser um processo moroso, desgastante e culminar em listagens de artigos irrelevantes. E apesar de termos recursos tecnológicos, estes próprios podem tornar-se, pela sua complexidade, um entrave à pesquisa de evidência de qualidade.
Neste curso versaremos sobre as ferramentas mais importantes para a pesquisa de artigos confiáveis, metodologias de busca em bases de dados secundárias, divulgação de plataformas digitais de evidência científica de pergunta-resposta e as formas de a aplicar na decisão clínica.
O objetivo principal desta formação é:
- Perceber a metodologia inerente à pesquisa de evidência científica (que bases de dados utilizar, que palavras-chave inserir, como desenvolver algoritmos de pesquisa);
- Compreender o funcionamento das bases de dados (como pesquisar; que filtros podem ser aplicados);
- Identificar evidência de qualidade;
No final desta formação o formando será capaz de:
- Pesquisar evidência científica referente à pergunta colocada;
- Selecionar a evidência que melhor responde à pergunta colocada;
As inscrições no curso encerram às 14h00 do dia do curso.