1 de fevereiro
a 30 de abril 2023

Streaming

Online

A data limite para a inscrição foi atingida.

No funcionamento de uma clínica dentária, o papel do assistente dentário é muito relevante sendo a maioria dos tratamentos dentários realizados a quatro mãos. Para além do apoio direto ao médico dentista, durante a consulta, o assistente executa tarefas antes e depois da consulta e desenvolve um relacionamento de proximidade com os pacientes, sendo um elemento fundamental para o sucesso das nossas clínicas.

O seu percurso de formação revela-se assim crucial, sendo muitas vezes, adquirido em cursos de maior ou menor duração e, quase sempre, complementada com a aprendizagem em ambiente clínico.

O curso, totalmente assíncrono, é constituído por cinco módulos que devem ser realizados de forma sequencial. Após a realização de cada módulo está disponível uma rigorosa avaliação dos conteúdos sendo o seu sucesso fundamental para poderem avançar no curso e evoluir na aprendizagem.

Os temas a abordar neste primeiro curso são considerados alicerces na formação de qualquer assistente dentário: controlo da infeção cruzada e assepsia, gestão e manutenção de equipamentos, imagiologia, fotografia e a relação com o paciente.

Este curso destina-se a assistentes dentários que estejam a dar os primeiros passos nesta atividade profissional mas também para aqueles que tenham já vários anos de prática clínica.

No primeiro caso irá fornecer as bases para uma carreira de sucesso e no segundo irá permitir rever e consolidar conhecimentos.

O objetivo principal desta formação é:

O curso modular para assistentes dentários, organizado e promovido pela Ordem dos Médicos Dentistas, tem como objetivo proporcionar aos participantes os conhecimentos considerados essenciais para o exercício da sua atividade, com um elevado grau de qualidade.

No final desta formação o formando será capaz de:

A garantia de que os pacientes que frequentam as clínicas dentárias o fazem em segurança, de que os instrumentos e equipamentos são utilizados de forma cuidadosa de modo a aumentar o seu tempo de vida, de que as radiografias são realizadas com qualidade e em segurança diminuindo os riscos que resultam da exposição a radiações ionizantes, a importância que tem o conhecimento da fotografia, considerada hoje um elemento chave na documentação dos casos clínicos e, finalmente, o saber como se relacionar com os pacientes, cativando-os e percebendo as suas necessidades, justificam a escolha dos temas que compõem o primeiro curso modular para assistentes dentários organizado pela Ordem dos Médicos Dentistas.

Curso ministrado por

Bruno Seabra e Pedro Mesquita

Bruno Seabra

  • Licenciatura e mestrado em medicina dentária pela FMDUL
  • Docente da FMDUL desde 1999 no Departamento de Imagiologia
  • Prática clínica exclusiva em reabilitação oral
  • Curso de fotografia pelo Instituto Português de Fotografia
  • Pós-graduação em marketing digital pelo ISCTE-INDEG
  • Diretor do LIGHT UP STUDIO – Estúdio Fotográfico Profissional – Lisboa
  • Formador na área da Imagiologia, Fotografia Geral, Fotografia e Marketing

 

Pedro Mesquita

  • Médico dentista licenciado em 1992, pela FMDUP
  • Mestre em cirurgia oral desde 2001, pela FMDUP
  • Doutorado desde 2010, pela FMDUP
  • Docente na FMDUP desde 1997
  • Especialista em cirurgia oral desde 2017, pela OMD
  • Membro da Direção Nacional da SPEMD desde 2002 (presidente entre 2014 e 2018)