16 de maio
a 31 de julho 2022

Streaming

Online

A data limite para a inscrição foi atingida.

No funcionamento de uma clínica dentária, o papel do assistente dentário é muito relevante, sendo a maioria dos tratamentos dentários realizados a quatro mãos. Para além do apoio direto ao médico dentista, durante a consulta, o assistente executa tarefas antes e depois da consulta e desenvolve um relacionamento de proximidade com os pacientes, sendo um elemento fundamental para o sucesso das nossas clínicas.

O seu percurso de formação revela-se assim crucial, sendo muitas vezes, adquirido em cursos de maior ou menor duração e, quase sempre, complementada com a aprendizagem em ambiente clínico.

O curso, totalmente assíncrono, é constituído por cinco módulos que devem ser realizados de forma sequencial. Após a realização de cada módulo está disponível uma rigorosa avaliação dos conteúdos, sendo o seu sucesso fundamental para poderem avançar no curso e evoluir na aprendizagem.

Os temas a abordar neste primeiro curso são considerados alicerces na formação de qualquer assistente dentário: controlo da infeção cruzada e assepsia, gestão e manutenção de equipamentos, imagiologia, fotografia e a relação com o paciente.

Este curso destina-se a assistentes dentários que estejam a dar os primeiros passos nesta atividade profissional, mas também para aqueles que tenham já vários anos de prática clínica. No primeiro caso, irá fornecer as bases para uma carreira de sucesso e no segundo irá permitir rever e consolidar conhecimentos.

Pode aceder a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando os trabalhos ao seu ritmo, tendo apenas como restrição de tempo, o realizar as tarefas propostas até ao último dia do módulo da formação.

Sendo um curso on-line, pode ainda interromper uma aula a qualquer momento e recomeçá-la mais tarde, podendo frequentar cada aula quantas vezes desejar.

Existe, em cada módulo, uma série de tarefas práticas e/ou teóricas para executar, como parte da avaliação, nomeadamente pequenos testes de avaliação (tudo on-line), uma avaliação a partir de 50% permite a passagem para o módulo seguinte.

No final do curso receberá um diploma caso realize pelo menos 80% dos elementos de avaliação do curso (trabalhos, testes de avaliação e a participação online) e tenha avaliação final positiva.

Objectivo geral

O curso modular para assistentes dentários tem como objetivo proporcionar aos participantes os conhecimentos considerados essenciais para o exercício da sua atividade, com um elevado grau de qualidade.

Objectivos específicos

No final desta formação o formando deverá ser capaz de proporcionar aos pacientes que frequentam a clínica dentária conhecimentos:

  • de assepsia e antissepsia de modo a promover um ambiente clínico seguro,
  • que permitam a utilização cuidadosa dos instrumentos e equipamentos, de modo a aumentar o seu tempo de vida,
  • que as radiografias sejam realizadas com qualidade e em segurança, diminuindo os riscos que resultam da exposição a radiações ionizantes,
  • na área da fotografia, considerada hoje um elemento-chave na documentação dos casos clínicos e,
  • na área do relacionamento com os pacientes, cativando-os e percebendo as suas necessidades.

Estes objetivos justificam a escolha dos temas que compõem o curso modular para assistentes dentários organizado pela Ordem dos Médicos Dentistas.

Conteúdos programáticos

  • 1º módulo: Infeção cruzada e assepsia (a partir de 16 de maio)
  • 2º Módulo: Gestão e manutenção de equipamentos (após a conclusão do 1º módulo)
  • 3º Módulo: Imagiologia dento-maxilo-facial (após a conclusão do 2º módulo)
  • 4º Módulo: Fotografia intra e extraoral (após a conclusão do 3º módulo)
  • 5º Módulo: Comunicação com os pacientes (após a conclusão do 4º módulo)

1º Módulo: Controlo da infeção cruzada (a partir de 16 de maio)

O exercício da Medicina Dentária comporta riscos para o médico dentista bem como para o seu pessoal auxiliar e pacientes. Não sendo os únicos riscos presentes no ambiente médico-dentário, os infeciosos, pelas suas consequências e, sobretudo, pela sua carga psicológica, assumem relevância e podem condicionar a atuação dos profissionais. O controlo da infeção cruzada num consultório médico-dentário é, em primeiro lugar, da responsabilidade de cada um de nós, com funções clínicas ou não, sendo fundamental que toda a equipa realize as suas tarefas de forma consciente e responsável, aplicando os princípios de higiene e segurança preconizados atualmente. Só dessa forma, é possível criar um ambiente de trabalho seguro para todos.
O objetivo deste módulo é o de transmitir conceitos e conhecimentos relacionados com o tema, informando os procedimentos a adotar para prevenir a infeção cruzada no consultório/clínica e, desta forma, contribuir para a segurança no local de trabalho.

2º Módulo: Gestão e manutenção de equipamentos (após a conclusão do 1º módulo)

A atividade médico dentária faz-se utilizando dispositivos médicos. Muitos deles são caros e muito sensíveis devendo ser manuseados com cuidado. Para além disso, há um conjunto de práticas que podem ser desenvolvidas periodicamente, pelos assistentes dentários, visando preservá-los e aumentar a sua longevidade. Procura-se, desta forma, diminuir os custos gastos em consertos e substituição de dispositivos.
O objetivo deste módulo é mostrar a importância da utilização de dispositivos de elevada qualidade, de os manusear de forma cuidadosa e ensinar pequenas tarefas de manutenção e verificação de alguns dispositivos de modo a preservá-los e aumentar a sua longevidade.

3º Módulo: Imagiologia dento-maxilo-facial (após a conclusão do 2º módulo)

Perceber como se forma a Radiação
Conhecer as alterações que pode provocar a Radiação
Aprender as medidas de Segurança e Proteção e implementá-las na Clínica
Apresentar conceitos básicos das Técnicas Radiográficas
Rever conhecimentos Anatomia
Aprender a reconhecer aparência radiográfica de algumas patologias e materiais dentários
Identificar e corrigir erros relacionados com Execução e Revelação de Radiografias
Aplicar técnicas de Controlo Infeção

4º Módulo: Fotografia intra e extraoral (após a conclusão do 3º módulo)

Importância da fotografia em Medicina Dentária
Equipamento Fotográfico
Princípios de Fotografia
Parâmetros Fotográficos em Medicnia Dentária (Settings)
Protocolos Fotográficos em Medicina Dentária (Setups) Intraorial e Extraoral
Organização e Classificação de Ficheiros

5º Módulo: Comunicação com os pacientes (após a conclusão do 4º módulo)

A comunicação é fundamental e transversal a todas as áreas. Na Medicina em geral e na Medicina dentária torna-se ainda mais importante por entregarmos um serviço na área da saúde que pode comprometer o bem-estar do paciente.
A sua importância assume cada vez mais um papel mais preponderante na nossa área, não só pelo papel que desempenha na qualidade do atendimento que damos aos nossos pacientes, desde o momento zero em que contactam a clínica, passando por entrega de plano de tratamento e orçamento, até ao momento em que poderão ser nossos embaixadores e poderão recomendar os nossos serviços. Atualmente, com a presença desta pandemia deram-se algumas alterações, impostas por toda a segurança que temos de respeitar e implementar e que trouxeram também alguma mudança na forma de falar em público e podem ter mais ou menos repercussões.
Não menos importante é a comunicação desenvolvida entre a equipa, quer sejam médicos ou outros colaboradores da clínica. Um dos principais problemas das organizações e que causa mais erros nos tratamentos e procedimentos é a falha na comunicação. De que forma podemos garantir que estamos a comunicar de forma correta? Como desenvolver a nossa capacidade de falarmos com os outros e sermos eficazes e atingirmos os nossos objetivos?
No final pretendemos, acima de tudo, criar mais facilmente empatia com os pacientes, evitar erros, garantir mais qualidade e com isso entregar um serviço de excelência que perpetue a saúde dos nossos pacientes e nos permita sermos mais felizes, cumprindo a nossa missão como assistentes dentários.


As inscrições no curso estão encerradas.

Curso ministrado por

Bruno Seabra e Pedro Mesquita

Bruno Seabra

  • Licenciatura e mestrado em medicina dentária pela FMDUL
  • Docente da FMDUL desde 1999 no Departamento de Imagiologia
  • Prática clínica exclusiva em reabilitação oral
  • Curso de fotografia pelo Instituto Português de Fotografia
  • Pós-graduação em marketing digital pelo ISCTE-INDEG
  • Diretor do LIGHT UP STUDIO – Estúdio Fotográfico Profissional – Lisboa
  • Formador na área da Imagiologia, Fotografia Geral, Fotografia e Marketing

 

Pedro Mesquita

  • Médico dentista licenciado em 1992, pela FMDUP
  • Mestre em cirurgia oral desde 2001, pela FMDUP
  • Doutorado desde 2010, pela FMDUP
  • Docente na FMDUP desde 1997
  • Especialista em cirurgia oral desde 2017, pela OMD
  • Membro da Direção Nacional da SPEMD desde 2002 (presidente entre 2014 e 2018)