13 de setembro 2021

Streaming

21:30 às 23:00

Site OMD

A data limite para a inscrição foi atingida.

A medicina dentária tem evoluído a um ritmo sem precedentes, tanto a nível de conhecimento como de técnicas e materiais, permitindo cada vez mais resolver casos complexos com maior previsibilidade. A área da endodontia não é exceção, demonstrando avanços significativos nas diferentes etapas do tratamento.

A obturação endodôntica tem como objetivo evitar a proliferação de microrganismos no interior do sistema de canais radiculares, promovendo condições para a manutenção dos tecidos periapicais e, é sem dúvida, uma das fases onde mais se tem evidenciado o progresso. Podemos destacar esta evolução pela investigação de novos materiais biocompatíveis, pelo aprofundamento do conhecimento sobre o sistema de canais com respetiva microbiologia e também pela variedade de técnicas que temos ao nosso dispor para conseguir alcançar os objetivos biológicos e mecânicos a que nos propomos.

Além de conhecer os avanços científicos é essencial conseguir integrá-los na prática clínica diária, aumentando a consciência de que cada caso deve ser avaliado individualmente e de forma criteriosa.  Quando é que podemos obturar? Por qual das técnicas optar? Ou qual o melhor cimento? São algumas das questões que nos colocamos, com o objetivo final de conseguir o melhor selamento possível do sistema de canais radiculares, de forma a promover o melhor prognóstico para o tratamento.

O objetivo desta apresentação é destacar a importância da obturação, perceber qual a sua evolução e apresentar técnicas e os materiais utilizados com o devido enquadramento na bibliografia atual.

Assista à gravação vídeo integral deste curso clínico (acesso reservado a médicos dentistas).

Curso ministrado por

Carlos Morais

  • Licenciatura Medicina Dentária pela Universidade Fernando Pessoa (2006)
  • Mestrado em Endodontia pela Universidade Internacional da Catalunha (2010)
  • Formação contínua de formadores em Endodontia pela Maillefer
  • Formador no curso de pós-graduação em Endodontia da EndoAcademy
  • Prática clínica exclusiva em endodontia