“Sempre que duas pessoas se encontram, há, na verdade, seis pessoas presentes. Há a pessoa como ela se vê, há a pessoa como a outra a vê e a pessoa como ela realmente é.” William James
Objetivo geral:
Facilitar a identificação e implementação de estratégias comportamentais e de comunicação com pacientes psicologicamente perturbados, ao longo do seu percurso na consulta de medicina dentária; desenvolver estratégias comportamentais e de comunicação que melhor facilitem a adesão ao tratamento e que minorem o conflito no seu follow-up – trabalhando as expectativas do paciente.
Objetivos específicos:
1. Limiar de adaptação e de tolerância fisiológica aos tratamentos dentários;
2. Avaliação/ identificação de indicadores clínicos para:
i. Transtornos afetivos;
ii. Transtornos de personalidade (Grupo A, Grupo B e Grupo C);
iii. Transtornos de ansiedade;
iv. Transtornos relacionados a trauma.
3. A relação médico-paciente:
i. Capacidades interpessoais;
ii. Trabalhar expectativas e crenças acerca do tratamento/ resultado final;
iii. Dar e receber feedback;
iv. Estratégias de gestão de conflito – ao longo do percurso do paciente na consulta e no período de follow-up/ monitorização de resultados.
4. Disfunção temporo-mandibular, dor orofacial e enquadramento psicológico;
5. Casos práticos e discussão.
Assista à gravação vídeo integral deste curso médico (acesso reservado a médicos dentistas).