19 de abril 2021

Streaming

21:30 às 23:00

Site OMD

A data limite para a inscrição foi atingida.

Historicamente, as estratégias de remoção da cárie dentária têm sido motivo de controvérsia há mais de um século. Este facto condiciona ainda hoje os múltiplos métodos utilizados para a determinação do momento em que devemos parar de remover estrutura dentária mais ou menos mineralizada.

Neste contexto desfavorável para quem quer interpretar resultados de investigação, desejavelmente padronizada, torna-se imperioso repetir investigações neste domínio, no sentido de podermos iniciar um debate baseado na evidência. Uma vez que esse grau de evidência é inexistente, resta-nos debater estratégias com limitações significativas nos seus fundamentos.

Neste webinar serão abordados aspetos relativos à biologia, fisiopatologia e diagnóstico pulpar com potencial relevância para os tratamentos pulpares conservadores.

As proteções pulpares diretas apresentam elevada taxa de sucesso quando os casos são criteriosamente selecionados e quando são satisfeitos diversos critérios no que diz respeito à remoção de cárie, materiais aplicados sobra a polpa e restauração subsequente.

A utilização de MTA nestes procedimentos parece assegurar condições para a cicatrização pulpar quando a remoção da cárie é conduzida preferencialmente sob condições de magnificação e quando a restauração subsequente assegura níveis de infiltração marginal desprezíveis.

Do ponto de vista biológico e socioeconómico, procedimentos menos invasivos que o tratamento endodôntico convencional são certamente desejáveis, uma vez que são mais conservadores, permitindo poupança de estrutura dentária e dinheiro.

Assista à gravação vídeo integral deste curso clínico (acesso reservado a médicos dentistas).

Curso ministrado por

Miguel Seruca Marques

  • Licenciatura em Medicina Dentária em julho de 2000 pela Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa
  • Licenciatura em Medicina em julho de 2006 pela Faculdade de Medicina de Lisboa
  • Pós-graduação em Endodontia na ACTA (Academisch Centrum Tandheelkunde Amsterdam) 2011 – 2014