14 de dezembro 2020

Streaming

21:00 às 23:00

Site da OMD

A data limite para a inscrição foi atingida.

Após a publicação, em 2018, da nova classificação das doenças periodontais e peri-implantárias, com a identificação, para cada caso de periodontite, do estádio e grau correspondente, a abordagem ao tratamento da doença tem sido objeto de clarificação, com sedimentação de todos os conhecimentos acumulados ao longo das últimas décadas.

Para além disso, os conhecimentos referentes às interações sistémicas da periodontite têm sido cada vez mais aprofundados o que torna ainda mais premente a necessidade do controlo rigoroso da doença, não apenas com o objetivo de manter os dentes mas de promover a saúde geral dos doentes.

Em julho de 2020 foi publicado pela Federação Europeia de Periodontologia um guia clínico de tratamento para as periodontites estádio I a III, que permitem a todos os clínicos ter uma abordagem atual, fundamentada e eficaz a esta doença, baseada em 4 passos fundamentais.

Esta apresentação será focada na definição dos casos de periodontite e na sua abordagem baseada na evidência recente. Toda a apresentação será acompanhada por diversos casos clínicos ilustrativos.

Curso ministrado por

Helena Rebelo

  • Médica dentista, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL)
  • “Magister Universitario en Periodoncia”, Universidade Complutense de Madrid (1989-1991)
  • Professora Visitante do “Master en Periodoncia”, Univ. Complutense, Madrid (1993-2005)
  • Regente de Periodontologia do Instituto Superior Egas Moniz (1995-2000)
  • Docente do Curso de Especialização em Periodontologia e Implantes da FMDUL
  • Especialista em Periodontologia pela Ordem dos Médicos Dentistas
  • Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da SPPI