11 de maio 2020

Streaming

21:00 às 23:00

Site da OMD

A data limite para a inscrição foi atingida.

Os distúrbios temporomandibulares (DTM) englobam um conjunto de condições clínicas que promovem o incompleto ou o anormal funcionamento das articulações temporomandibulares (ATMs), dos músculos mastigatórios e estruturas associadas.

Da teoria da desarmonia oclusal à biopsicossocial, ao longo dos anos, diversas teorias têm sido propostas e discutidas pelos investigadores como a base etiológica dos DTM.

Uma história clínica minuciosa e o conhecimento das ferramentas acessíveis e apropriadas para o correto diagnóstico destas condições patológicas é fundamental para a elaboração de um correto plano de tratamento.

Em 2018 foi aceite a tradução para português do Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (DC/TMD) pelo International Network for Orofacial Pain and Related Disorders Methodology (INfORM), que constitui uma ferramenta acessível a todos os médicos dentistas, útil e apropriada para a utilização em ambiente clínico, científico e académico.

Neste curso, serão abordados de forma interativa e sistemática os conceitos etiológicos dos DTM. Complementarmente, com base no DC/TMD serão expostas orientações para a recolha da história clínica e realização do exame clínico de forma a facilitar o diagnóstico dos DTM.

Inscrições online no curso encerram às 16h00 de 11 de maio de 2020.

Este curso esteve agendado para realização em Lisboa. Como medida preventiva de propagação da COVID-19, os cursos de março, abril, maio, junho e julho têm transmissão online em direto.

Curso ministrado por

Francisco Maligno

  • Mestrado integrado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
  • Assistente Convidado na unidade curricular de Oclusão, ATM e Dor Orofacial na FMDUP
  • Docente no Curso de Especialização em Oclusão, Distúrbios Temporomandibulares e Parafunções Orofaciais
  • Formação pós-graduada na área de oclusão e reabilitação oral
  • Aluno de doutoramento na FMDUP
  • Prática clínica privada na área de oclusão e reabilitação oral