11 de abril 2020

Loulé

10:30 às 11:30

Hotel Vila Galé Ampalius – Vilamoura

Curso cancelado. Inscrição fechada.

O sucesso do tratamento endodôntico está dependente da desinfeção, instrumentação e obturação tridimensional do sistema de canais radiculares, tornando a remoção de substratos pulpares vitais/ necróticos e a remoção de microrganismos e suas toxinas uma etapa fundamental.

Com o propósito de obter excelentes resultados clínicos, a escolha do material de irrigação deverá assentar não só na sua ação antimicrobiana e capacidade de dissolução de substâncias orgânicas e inorgânicas, mas também na sua fácil manipulação e ausência de citotoxicidade.

Nas últimas décadas, o avanço da investigação permitiu uma notável melhoria dos materiais endodônticos já existentes, bem como o desenvolvimento de novas técnicas e dispositivos que potencializam a eficácia dos produtos de irrigação, aumentando o sucesso clínico das terapêuticas endodônticas.

Para além de abordar as principais indicações, vantagens e desvantagens de cada irrigante endodôntico, esta apresentação permitirá interpretar e comparar os mecanismos associados às diferentes técnicas de irrigação manual e assistida por dispositivos.

Curso ministrado por

José Pedro Martinho

  • Mestrado integrado em Medicina Dentária – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
  • Pós-graduação em Endodontia – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
  • Doutorando da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
  • Assistente de Endodontia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra