9 de abril 2020

Loulé

15:00 às 18:00

Hotel Vila Galé Ampalius – Vilamoura

Curso cancelado. Inscrição fechada.

Atualmente, o culto do belo e do natural na sociedade moderna está cada vez mais em voga. Dessa forma, a demanda por dentes bonitos e atrativos tornou-se numa necessidade e exigência das pessoas, em que o sorriso desempenha o papel de cartão-de-visita de cada um de nós. Por outro lado, as pessoas querem sofrer cada vez menos na cadeira do seu médico dentista e manter ao máximo a integridade dos seus dentes. Se antes se adivinhava uma tarefa difícil, nos dias de hoje, com a grande evolução da adesão aos tecidos dentários derivada do desenvolvimento de novos biomateriais que mimetizam as características morfológicas e óticas dos dentes, o impossível tornou-se realidade.

No que diz respeito à restauração direta de dentes posteriores, as resinas compostas têm vindo a sofrer uma evolução assinalável nos últimos anos e têm vindo a permitir ao médico dentista preservar ao máximo a integridade estrutural dos dentes, bem como devolver a anatomia e propriedades óticas outrora perdidas por cárie, fratura, etc. Desta forma é possível mimetizar a natureza na sua simplicidade, plenitude e beleza únicas!

Com este curso hands-on pretende-se dotar o participante da capacidade de observação da natureza (através de pequena componente teórica) e replicar a mesma de um modo fiel e rigoroso, utilizando-se técnicas diretas com resinas compostas, de forma a proporcionar restaurações posteriores atrativas, funcionais, naturais e impercetíveis (através de prática pré-clínica).

Curso ministrado por

J. Cardoso Ferreira

  • Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP)
  • Professor Auxiliar Convidado da Especialização em Dentisteria e Estética Dentária (FMDUP)
  • Doutorado em Medicina Dentária pela Universidade do Porto
  • Mestre em Medicina Dentária Conservadora pela Universidade do Porto
  • Pós-graduado em Reabilitação Oral Biomimética Avançada (CESPU)
  • Autor de diversos artigos científicos em revistas nacionais e internacionais indexadas
  • Autor de capítulo do livro Adhesives – Applications and Properties
  • Coordenador científico e formador de cursos de índole privada