28 de março 2020

Ponta Delgada

09:00 às 18:00

Hotel Marina Atlântico

Curso cancelado. Inscrição fechada.

As boas práticas ao nível da higiene, desinfeção e esterilização são fundamentais na prática médico-dentária. O contacto com material biológico e contaminado, representa um potencial risco de infeção para os profissionais de saúde e para os doentes, sendo de especial importância o controlo de possíveis contaminações.

Os assistentes dentários, devido às funções que desempenham têm um papel fundamental no estabelecimento de boas práticas de precaução de contaminação e higienização do espaço e dos materiais, contribuindo de forma decisiva para a segurança biológica.

Este curso procura apresentar de forma fundamentada os procedimentos corretos a adotar que permitam alcançar a segurança dos profissionais e dos doentes, aumentar a qualidade e organização do trabalho diário e ao mesmo tempo ir de encontro à legislação em vigor neste campo.

Ao mesmo tempo pretende-se demonstrar como as boas práticas higiénicas podem ser aplicadas aos equipamentos médico-dentários, contribuindo para a segurança biológica pretendida ao mesmo tempo que se assegura o bom funcionamento e longevidade dos equipamentos.

O curso apresenta conceitos objetivos que suportam a prática clínica diária, baseado em situações do dia a dia, atualizando os conhecimentos dos assistentes dentários e contribuindo para que as práticas aprendidas possam ser implementadas na rotina dos locais onde trabalham.

Curso ministrado por

Carlos Miguel Marto

  • Mestrado integrado em Medicina Dentária, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC)
  • Assistente Convidado, FMUC
  • Aluno de doutoramento, FMUC
  • Pós-graduado em Investigação Biomédica e Acupunctura em Medicina Dentária, FMUC
  • Certificado de Competências Pedagógicas
  • Formador de diversos cursos para Técnicos Auxiliares de Medicina Dentária
  • Atividade científica na área dos biomateriais, regeneração e células estaminais