19 de abril 2019

Albufeira

11:30 às 12:30

Hotel Vidamar (Albufeira)

A data limite para a inscrição foi atingida.

O médico dentista é o profissional de saúde responsável pelo estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das anomalias e doenças dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas, pelo que, o seu campo de atuação, não se esgota nas patologias dentárias ou periodontais.

Atendendo ao seu contacto regular com os doentes, encontra-se numa posição privilegiada para contribuir, por exemplo, para o diagnóstico precoce do cancro oral.

A biópsia é um procedimento cirúrgico que visa a obtenção de tecidos de um indivíduo vivo para análise histológica. O exame anatomopatológico auxilia na definição do diagnóstico, facilita a determinação do prognóstico de lesões malignas e potencialmente malignas, contribui para a instituição do tratamento ou avaliação da sua eficácia e constitui um documento com valor médico-legal.

Durante esta conferência será realizada uma descrição dos procedimentos associados às diversas técnicas de biopsia (excisional, incisional, aspirativa e exfoliativa), bem como uma revisão das principais lesões e patologias da cavidade oral com indicação para biopsia, devidamente ilustrada com casos clínicos.

INSCRIÇÃO NAS JORNADAS DA PRIMAVERA – Aceda à página de inscrição nos seis cursos teóricos das Jornadas da Primavera, de 19 e 20 de abril de 2019. Se pretender participar no curso hands, de 18 de abril de 2019, aceda à página de inscrição respetiva. Consulte as condições de alojamento.

Curso ministrado por

Filipe Freitas

  • Médico Dentista, Especialista em Cirurgia Oral pela OMD
  • Licenciado, Mestre e Doutorando em Medicina Dentária pela FMDUL
  • Assistente Convidado do Departamento de Cirurgia e Medicina Oral da FMDUL
  • Pós-graduado e Especializado em Implantologia pela FMDUL
  • Pós-graduado em Periodontologia pelo ISCSEM
  • Pós-graduado em Patologia Oral e Maxilofacial pela UCP
  • Vice-presidente da Academia Portuguesa de Medicina Oral
  • Membro da Comissão de Acompanhamento do Projeto de Intervenção Precoce do Cancro Oral da OMD