26 de fevereiro 2019

Funchal

21:00 às 23:00

Espaço Físico OMD

A data limite para a inscrição foi atingida.

O paciente pediátrico tem especificidades que o tornam mais vulnerável por um lado e mais protegido por outro. As características específicas de cada criança provocam no médico dentista algum medo/tensão, pois por um lado existe a pressão de realizar os tratamentos em tempo útil e por outro a responsabilidade de o fazer de forma tranquila e controlada.

O maior desafio em odontopediatria é conseguir executar os tratamentos necessários num ambiente controlado, com crianças colaborantes e emocionalmente estáveis.

Nesta apresentação partilharei algumas ferramentas e dicas que me permitem construir relações mais seguras com as crianças, bem como uma melhor interação entre MD – criança – Pais.

Ortodontia interceptiva – moda ou necessidade?

Cada vez mais famílias vêem-se a braços com a necessidade dos seus filhos utilizarem aparelhos ortodônticos durante a infância. Muitas vezes são os próprios pais que procuram saber se é possível, pois querem que os filhos cresçam com sorrisos agradáveis numa sociedade cada vez mais exigente a nível estético.

Os médicos dentistas que contactam com crianças cada vez mais encaminham estas situações para o ortodontista pediátrico. Será uma moda ou há de facto necessidade clínica de iniciar tratamentos precoces? Deve-se intervir em todos os casos que nos chegam ou apenas em alguns tipos de mal oclusão? Nesta apresentação serão apresentadas algumas formas de tratamento com aparelhos funcionais e ortopédicos, bem como a integração de alguns pacientes em equipas multidisciplinares de Ortodontista, Otorrinolaringologista e Terapêuta da Fala.

Curso ministrado por

Catarina Cortez

  • Licenciatura em Medicina Dentária em 2002 na Universidade Egas Moniz.
  • Curso em Ortodontia e Ortopedia Dentofacial, Prof Doutor Eduardo Prado, Lisboa 2005
  • Pós-graduação em Ortodontia Avançada CSW e Interceptiva, Dr Pablo Etcharri, Univ Barcelona, 2014
  • Curso em Odontopediatria Avançada, Prof Doutora Patrícia Gaton, Universidade de Barcelona, 2012
  • Pós-graduação em Parentalidade e Educação Positivas, Dra Magda Dias Gomes, EPP, 2018
  • Master em Sistema Invisalign, Porto, 2018
  • Certificação em Ortodontia com Alinhadores Invisíveis, Lisboa, 2015
  • Certificação em Ortodontia Lingual, sistema Incognito, Milão, 2017