2 de junho 2018

Ponta Delgada

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo do curso

O fator etiológico principal das doenças periodontais, gengivite e periodontite, é a placa bacteriana. Outros fatores, como a presença de cálculo, restaurações debordantes ou próteses mal adaptadas podem ser considerados fatores etiológicos secundários por facilitarem a acumulação de placa bacteriana e dificultarem a sua remoção.

Por outro lado, fatores não modificáveis como a genética e alguns fatores modificáveis como o tabaco e a diabetes não controlada são aceites como fatores de risco na medida em que aceleram a severidade e progressão da doença periodontal.

O diagnóstico das doenças periodontais é, fundamentalmente, clínico e deve ser efetuado com eficácia e rigor para permitir estabelecer um prognóstico e definir um plano de tratamento adequado.

Os métodos de diagnóstico radiográfico, microbiológico e genético são complementares, pelo que o conhecimento das suas indicações e limitações é crucial.

O tratamento periodontal tem por base a eliminação da placa bacteriana, não só através da adequação dos métodos de controlo de placa pelo paciente, como através da destartarização e alisamento radicular realizado pelo clínico; em alguns casos poderá estar indicada a realização de tratamento periodontal cirúrgico.

A utilização de antimicrobianos, antisséticos e antibióticos, como coadjuvantes ao tratamento periodontal é uma opção a considerar, com indicações precisas e resultados conhecidos.

Todos estes temas serão abordados durante o curso teórico de periodontologia.

 

Fotos de casos clínicos

Curso ministrado por

Susana Noronha

  • Licenciada em Medicina Dentária pelo Instituto de Ciências de Saúde Sul, 1997
  • Especialidade e mestrado em Periodontologia e Implantes pela Faculdade de Odontologia, UCM, 2003
  • Doutoramento na área da Periodontologia pela Universidade Complutense de Madrid, 2015
  • Professora auxiliar de Periodontologia da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
  • Docente da especialização de Periodontologia da FMDUL
  • Presidente da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI)