12 de março 2018

Lisboa

21:00 a 23:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo do curso

O principal objetivo da terapia periodontal é o controlo da doença com o estabelecimento de uma microflora compatível com a saúde periodontal assim como uma melhoria dos parâmetros periodontais.

O tratamento periodontal é composto por diferentes fases, de acordo com as especificidades de cada caso. A fase inicial (tratamento periodontal não cirúrgico) contempla a motivação do paciente e instrução dos procedimentos de higiene oral, associados à realização de alisamento radicular com remoção dos depósitos bacterianos. Após conclusão do alisamento radicular, e com base nos parâmetros clínicos periodontais avaliados na consulta de reavaliação, poder-se-á avançar para a fase de tratamento periodontal cirúrgico.

Os procedimentos cirúrgicos têm como principais objetivos facilitar o acesso para um alisamento radicular adequado, o estabelecimento de um contorno gengival favorável e uma melhoria da arquitetura dentogengival de forma a facilitar os procedimentos de controlo de placa bacteriana pelo paciente e pelo médico dentista, permitindo desta forma uma adequada manutenção da saúde periodontal, com redução da incidência de recidivas ao longo do tratamento periodontal de suporte.

Ao longo dos anos foram desenvolvidas diferentes técnicas cirúrgicas para tratamento da periodontite, destacando-se técnicas ressetivas e técnicas regenerativas.

Nesta apresentação serão referidas as distintas técnicas realizadas no contexto do tratamento periodontal cirúrgico. Os resultados comparativos dos diferentes tipos de procedimentos serão discutidos, ilustrando com casos clínicos.

Fotos de casos clínicos

Apoio:

Curso ministrado por

Inês Faria

  • Licenciada em Medicina Dentária pela FCS_UFP
  • Mestrado em Periodontologia pela FMDUL
  • Docente da especialização em Periodontologia da FMDUL
  • Apresentação de conferências em congressos nacionais e internacionais no âmbito da periodontologia
  • Prática clínica exclusiva em periodontologia e cirurgia de implantes