Jane Forrest

Curso de medicina dentária baseada na evidência

Jane ForrestA Dra. Jane L. Forrest é a Presidente da Secção de Ciência Comportamental da Divisão de Saúde Pública Dentária e Odontopediatria, da Faculdade de Medicina Dentária Ostrow, na Universidade da Califórnia do Sul e Directora do Centro Nacional para a Pesquisa na Higiene Dentária.

É internacionalmente reconhecida como autora e defensora da Tomada de Decisão Baseada na Evidência (EBDM – Evidence-Based Decision Making).

Presidiu aos Workshops Pré-Conferências para a 1 ª e 2 ª Conferências Internacionais de Medicina Dentária Baseada na Evidência (Evidence-Based Dentistry) e é instrutora das Conferências sobre este tema realizadas pela ADA (American Dental Association) (ADA’s Evidence-Based Champion’s Conferences).

É a principal co-autora do livro, “Evidence-Based Decision Making: A Translational Guide for Dental Professionals”; tem, ainda, capítulos publicados na EBDM nas 10ª e 11ª edições da publicação “Clinical Periodontology” e trabalha como Editora Associada do “Journal of Evidence-Based Dental Practice”.

 

Entrevista às conferencistas

Em antecipação ao curso, efectuámos uma entrevista conjunta às conferencistas Jane Forrest (bio) e Syrene Miller:

Quais são os objectivos do Curso Medicina Dentária Baseada na Evidência que irá apresentar na Reunião Anual da Ordem dos Médicos Dentistas?

Os objectivos são diversos de acordo com os indicados nos objectivos do curso:

  • Demonstrar o uso prático do processo baseado na evidência para responder a questões clínicas
  • Formular questões clínicas de acordo com o acrónimo PICO, utilizando cenários clínicos reais
  • Conduzir Pesquisas de Questões Clínicas no PubMed (a versão gratuita do MEDLINE) para encontrar o maior nível de evidência para responder às questões PICO
  • Usar bases de dados na procura de investigação pré-avaliada para responder a questões
  • Discutir folhas de avaliação crítica para simplificar o processo de avaliação
  • Aplicar a evidência à educação e à clínica
  • Discutir a utilização de ferramentas emergentes de Apoio à Decisão Clínica (ADC) no ensino e na clínica.

 

O curso que irá apresentar aqui é semelhante ao que decorreu na 3ª Conferência Internacional sobre Medicina Dentária baseada na Evidência, no Edifício Sede da ADA em Chicago?

São semelhantes no facto de ambos tratarem de conceitos e de técnicas baseadas na evidência, mas este curso está actualizado no sentido de reflectir as mudanças na pesquisa e na tecnologia móvel para aceder à informação. Não tenho a certeza se estarei a pensar no mesmo curso, mas um dos cursos da ADA ocupou um dia inteiro e vários outros palestrantes.

 

Quais são as aplicações práticas e clínicas do conteúdo do curso?

Serão utilizados casos clínicos e questões reais para ilustrar como a medicina dentária baseada na evidência pode auxiliar na tomada de decisões clínicas.

Os participantes adquirem experiência prática ao redigirem questões PICO (para identificar palavras chave para focalizar as suas pesquisas), pesquisando no PubMed e outras bases de dados online para encontrar evidências relevantes para as suas questões clínicas, aprendendo sobre folhas de avaliação crítica para simplificar o processo de avaliação, e aplicar as respostas à clínica.

 

Que critérios devem ser utilizados na avaliação de novas tecnologias?

Novas tecnologias para disponibilizar cuidados clínicos devem ser examinadas em termos de eficácia, segurança do doente, utilidade, custo e duração.

 

No seu ponto de vista, qual é o valor acrescentado deste curso para os participantes?

Os médicos dentistas são clínicos muito ocupados e a decisão clínica e os recursos disponíveis potenciam o tempo de dedicação.