Valter Fernandes

Gestão do insucesso em endodontia

  • Docente na pós–graduação em Endodontia no IUCS ( Instituto Universitário Ciências Saúde do Norte):2016 – …
  • Assistente convidado do departamento Medicina Dentária Conservadora do IUCS: 2016-…
  • Pós-graduação B-Learning em Endondontia – Faculdade Medicina Dentária Universidade Lisboa (FMDUL): 2015
  • Pós-graduação em Endodontia Clínica – Instituto Superior Ciências Saúde Norte (IUCS): 2010
  • Licenciado em Medicina Dentária – Faculdade Medicina Dentária Universidade Porto (FMDUP) – 2008
  • Membro da Sociedade Portuguesa Endodontia -SPE
  • Membro da Sociedade Europeia de Endodontia
  • Prática clínica dedicada à Endodontia desde 2010

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Endodontia

2017/11/16 18:10 – 2017/11/16 18:50 | Auditório 2

Resumo da apresentação

O médico dentista deve pautar a sua atividade pela procura do melhor para o seu paciente, seguindo os princípios bioético-legais.

O tratamento endodôntico é um procedimento que requer uma abordagem complexa e morosa em que o prognóstico, geralmente favorável, pode ser influenciado por múltiplos fatores.

A incapacidade do tratamento inicial resolver as queixas do paciente, ou a ocorrência de incidentes durante procedimento endodôntico, colocam o médico dentista sobre uma pressão acrescida, que o leva a adotar opções de tratamento mais radicais.

Na abordagem de casos limite, onde os fatores que podem comprometer o prognóstico do tratamento são inúmeros, o diagnóstico, a comunicação informada com o paciente e a preparação do médico são as chaves para o sucesso.

Nesta apresentação iremos explorar a relação médico-doente durante a consulta de endodontia: exemplos concretos de gestão de expectativas, comunicação com o paciente, casos de resolução de complicações pré-operatórias e intraoperatórias.

Encarar o referenciamento como meio de reforço da relação com o doente, beneficiando das vantagens do trabalho em equipa e da diferenciação na medicina dentária.