Inês Francisco

Tratamento ortodôntico-cirúrgico: caso clínico

  • Aluna da pós-graduação de Ortodontia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra 2014-2017
  • Mestrado integrado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em (2009-2014)
  • Membro da SPEMD (Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária), EPSOS (European Postgraduate Students Orthodontic Society) e SPODF (Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial)
  • Autora ou coautora de diversos trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Ortodontia

2017/11/17 17:30 – 2017/11/17 17:45 | Auditório 3

Resumo da apresentação

A autora apresentará um caso complexo ortodôntico-cirúrgico tratado durante a sua formação como aluna de pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Durante a preleção, a autora focará a necessidade de um adequado conhecimento: na elaboração de um diagnóstico correto; na conceção de uma lista de problemas; sobre os limites biológicos da movimentação dentária; na avaliação da interação entre as hipóteses de tratamento e na sintetização das diversas soluções numa única estratégia de tratamento. Desta forma, o diagnóstico ortodôntico é uma técnica científica contrastando com o plano de tratamento que tem um componente subjetivo. O plano de tratamento que o clínico com o conhecimento adequado deseja desenvolver, maximiza o benefício para o doente. Assim, o benefício potencial para o doente deve ser comparado com os riscos do mesmo, particularmente no tratamento de adultos, com problemas complexos.