Relação entre a doença periodontal e diabetes – revisão narrativa

Póster > Revisão > Periodontologia

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 17h30 às 19h00 – Ordem nº 96

Elsa Alcobaça

Universidade Fernando Pessoa

Patrícia Almeida Santos
Mónica Morado Pinho
Cristina Lima

Introdução

A diabetes é uma patologia sistémica associada a uma elevação crónica dos níveis de glicose pela absoluta, ou relativa, falta de insulina. A doença periodontal é já considerada a sexta complicação da diabetes, sendo que indivíduos diabéticos têm um elevado risco de sofrerem doença periodontal, com níveis de progressão e severidade mais rápidos e agressivos em comparação com outros indivíduos.

Objetivo

Avaliar o efeito da terapia periodontal no controlo glicémico da diabetes.

Métodos

Para a realização desta revisão bibliográfica recorreu-se à base de dados da PUBMED e da b-ON. Foram utilizadas as palavras-chave: “Periodontitis, “diabetes 1″, “ diabetes 2”, a two way relationship”, “glicemic control”, “bidirectional relation”. A pesquisa foi limitada a revisões sistemáticas e meta-análises, publicadas em inglês ou português. Não foram empregues limites temporais. Obtiveram-se um total de 53 estudos. Após a leitura do título e respetivo abstract 12 artigos foram excluídos. Por fim, após a leitura na íntegra, foram analisados 8 estudos.

Resultados

Todos os estudos referem existir uma redução dos níveis de HbA1c quando os indivíduos diabéticos são sujeitos a terapia periodontal.

Conclusões

A terapia periodontal tem um efeito positivo sobre o controlo glicémico, em particular, em diabéticos tipo 2.

Implicações clínicas

A relação entre periodontite e diabetes é uma relação bidirecional, na qual a diabetes favorece o desenvolvimento da periodontite, e esta, quando não tratada, piora o controlo metabólico da diabetes. Mais importante, a terapia periodontal poderá trazer benefícios não só à saúde do periodonto, mas também ao controlo metabólico de pacientes diabéticos.