A doença periodontal e o tratamento ortodôntico revisão narrativa

Póster > Revisão > Periodontologia

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 17h30 às 19h00 – Ordem nº 95

Ângela Rodrigues

Universidade Fernando Pessoa

Vanessa Rodrigues
Cristina Lima
Mónica Morado Pinho
Patrícia Almeida Santos

Introdução

Atendendo aos critérios estéticos cada vez mais exigentes, o médico dentista é confrontado com um crescente número de pacientes adultos que procuram tratamento ortodôntico. Neste contexto, os pacientes periodontalmente comprometidos assumem especial importância, pelas características e condicionantes inerentes à própria patologia.

Objetivos

Avaliar se é possível, em pacientes com periodontite, realizar tratamento ortodôntico sem agravar as condições periodontais.

Métodos

Recorreu-se à base de dados da PUBMED, utilizando como palavras-chave: “orthodontics”; “periodontal diseases”; “tooth movement”; “periodontitis”; “bone defects”, “compromised periodontal patients”. A pesquisa foi limitada a artigos publicados em inglês ou português, nos últimos 10 anos. Obtiveram-se um total de 207 estudos. Após a leitura do título e respetivo abstract foram excluídos 183 artigos. Por fim, após a leitura na íntegra, foram analisados 9 estudos.

Resultados

O tratamento ortodôntico apresenta-se como uma opção de tratamento viável em pacientes periodontalmente comprometidos, aumentando as possibilidades de manutenção das peças dentárias, contribuindo para um melhor controlo do biofilme, reduzindo as forças excessivas aplicadas nos dentes e finalmente melhorando o prognóstico geral. Neste contexto, uma equipa multidisciplinar terá mais possibilidades de êxito no tratamento ortodôntico-periodontal.

Conclusão

O tratamento ortodôntico, quando realizado em pacientes periodontalmente comprometidos, desde que colaborantes e controlados (ie, sem inflamação periodontal), pode conduzir a resultados satisfatórios sem causar danos irreversíveis para os tecidos periodontais.

Implicações clínicas

O adequado entendimento da doença periodontal e suas implicações no movimento dentário ortodôntico é fundamental para que o clínico possa efetuar tratamento ortodôntico nestes pacientes com êxito.