Fatores sociodemográficos dos educadores influenciam o seu conhecimento em saúde oral infantil?

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Hall dos Pósteres – 17 novembro, 17h30 às 19h00 – Ordem nº 90

Ana Sofia Baptista

Universidade do Porto

Elisa Laranjo
David Casimiro de Andrade
Ana Paula Macedo
Ana Alves Norton

Introdução

Os educadores são os responsáveis pela manutenção dos hábitos presentes na saúde da criança e pela inspeção e valorização de possíveis alterações às normas. Para isto, o educador deve conhecer as atitudes corretas a ter, no entanto, existem caraterísticas intrínsecas ao educador que podem influenciar o seu nível de conhecimento.

Objetivos

Pretende-se selecionar os principais fatores que influenciam o nível de conhecimento em saúde oral infantil dos educadores.

Métodos

Foi efetuada uma pesquisa nas bases de dados Pubmed/Medline e no motor de busca Ebscohost, entre 1997 e 2016, com as palavras-chave “sociodemografic factors”, “parent”, “parent knowledge” e “oral health”. Os critérios de inclusão determinavam a aceitação de ensaios clínicos cuja amostra incluísse educadores de crianças entre 3 e 14 anos, redigidos em inglês, português ou espanhol.

Resultados

O nível de conhecimento em saúde oral infantil do educador pode ser influenciado por diversos fatores, no entanto, foi possível selecionar sete fatores sociodemográficos que se apresentaram mais relevantes nesta área de entendimento.

Conclusões

Os educadores têm a responsabilidade de transferir atitudes corretas aos seus filhos, no entanto, existem fatores, que influenciam não só a dificuldade na obtenção de informação, mas também a capacidade de reconhecer a necessidade de manter a criança com uma boa saúde oral.

Implicações clínicas

Para que o médico dentista possa providenciar bons cuidados de saúde oral ao seu paciente pediátrico, é imprescindível que saiba avaliar as características dos seus educadores, de forma a adequar a informação fornecida e a instaurar consultas de controlo com maior ou menor frequência.