Póster > Revisão > Odontopediatria
Ana Sofia Baptista
Universidade do Porto
Introdução
Os educadores são os responsáveis pela manutenção dos hábitos presentes na saúde da criança e pela inspeção e valorização de possíveis alterações às normas. Para isto, o educador deve conhecer as atitudes corretas a ter, no entanto, existem caraterísticas intrínsecas ao educador que podem influenciar o seu nível de conhecimento.
Objetivos
Pretende-se selecionar os principais fatores que influenciam o nível de conhecimento em saúde oral infantil dos educadores.
Métodos
Foi efetuada uma pesquisa nas bases de dados Pubmed/Medline e no motor de busca Ebscohost, entre 1997 e 2016, com as palavras-chave “sociodemografic factors”, “parent”, “parent knowledge” e “oral health”. Os critérios de inclusão determinavam a aceitação de ensaios clínicos cuja amostra incluísse educadores de crianças entre 3 e 14 anos, redigidos em inglês, português ou espanhol.
Resultados
O nível de conhecimento em saúde oral infantil do educador pode ser influenciado por diversos fatores, no entanto, foi possível selecionar sete fatores sociodemográficos que se apresentaram mais relevantes nesta área de entendimento.
Conclusões
Os educadores têm a responsabilidade de transferir atitudes corretas aos seus filhos, no entanto, existem fatores, que influenciam não só a dificuldade na obtenção de informação, mas também a capacidade de reconhecer a necessidade de manter a criança com uma boa saúde oral.
Implicações clínicas
Para que o médico dentista possa providenciar bons cuidados de saúde oral ao seu paciente pediátrico, é imprescindível que saiba avaliar as características dos seus educadores, de forma a adequar a informação fornecida e a instaurar consultas de controlo com maior ou menor frequência.