Low Level Laser Therapy em dor e disfunção da articulação temporo-mandibular

Póster > Revisão > Oclusão

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 17h30 às 19h00 – Ordem nº 87

Bruno Duarte Bessa

Universidade do Porto

Ana Oliveira
Pedro Emanuel Santos
Graça Ribeiro
David Alfaiate

Introdução

A disfunção da ATM é uma patologia complexa cujo tratamento cirúrgico não produz benefícios a nível muscular. O recurso a técnicas não invasivas é por isso uma alternativa a considerar mesmo em regime de ambulatório. O “Low Level Laser Therapy” (LLLT) surgiu como uma alternativa não invasiva para o tratamento destes distúrbios, cujo tratamento a curto prazo é difícil e dependente da motivação pessoal do doente.

Objetivos

Descrever a validade científica do conceito “Low Level Laser Therapy” em Dor e Disfunção Temporomandibular e a sua aplicação clínica sobretudo no tratamento conservador dos problemas do sistema estomatognático.

Métodos

Realizou-se uma pesquisa da literatura na base de dados PUBMED com os termos “Low Level Laser Therapy”, “TMJ”, “temporomandibular pain”, “temporomandibular dysfunction” limitada aos últimos 5 anos. Foram aceites: meta-análises, ensaios clínicos controlados randomizados, estudos de coorte, estudos caso-controlo.

Resultados

Obtiveram-se 20 artigos que apresentam de uma forma cientificamente fundamentada a utilidade do LLLT no tratamento de patologia articular e muscular do sistema estomatognático.

Conclusões

O LLLT é uma alternativa não invasiva para o tratamento da patologia da ATM, através dos efeitos anti-inflamatórios e reparadores com base na estimulação da síntese de colagénio.

Implicações clínicas

O LLLT é um coadjuvante a ter em conta nos tratamentos conservadores, de baixo custo e com uma relação custo/benefício muito favorável na prática clínica diária.