Terapêuticas da Hipomineralização Incisivo Molar – uma revisão sistemática

Póster > Revisão > Medicina Dentária Preventiva

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 17h30 às 19h00 – Ordem nº 86

Pedro Carlos Machado Mata

Universidade do Porto

Ana Sofia Coelho
Cristina Areias
Ana Alves Norton
Ana Paula Macedo

Introdução

A Hipomineralização Incisivo Molar (HIM) é definida como um defeito de esmalte demarcado e qualitativo, com origem sistémica, que afeta um ou mais molares permanentes, podendo também afetar os incisivos.

Objetivo

O objetivo da presente revisão sistemática é comparar a eficácia das terapêuticas aplicadas no tratamento da HIM.

Métodos

Para a realização desta revisão sistemática foi efetuada uma pesquisa nas bases de dados PubMed, Scopus, Cochrane Library, Web of Science e Embase. A pesquisa foi limitada a artigos em língua inglesa, espanhola e portuguesa, publicados até ao dia 1 de fevereiro de 2017. A pergunta de pesquisa foi formulada seguindo a estratégia PICO. A qualidade da metodologia de cada artigo foi avaliada utilizando as Guidelines da Cochrane Handbook para Revisões Sistemáticas.

Resultados

Da pesquisa inicial obtiveram-se 3216 referências, das quais se selecionaram 11, após exclusão de duplicados e leitura de títulos e respetivos resumos. Após leitura do texto integral foram incluídos 6 artigos na revisão.

Conclusões

Devido ao risco de enviesamento presente na maioria dos estudos, não é ainda possível concluir, com segurança, qual a terapêutica mais eficaz. Há uma clara necessidade de uniformização das metodologias aplicadas para permitir a elaboração de guidelines de tratamento destas patologias.

Implicações clínicas

O conhecimento das diferentes terapêuticas passíveis de serem aplicadas aos casos de HIM é imprescindível, de forma a que o clínico consiga oferecer tratamentos eficazes e com longevidade, permitindo aos doentes a manutenção dos dentes afetados.