Técnica simplificada para restaurações em resina composta em posteriores

Póster > Revisão > Dentisteria Operatória

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 17h30 às 19h00 – Ordem nº 81

Cátia R. Moreira

Instituto Universitário de Ciências da Saúde

Joana Garcez
Lígia Lopes da Rocha
Orlanda Torres

Introdução

As resinas compostas fazem parte do dia-a-dia clínico como opção restauradora nos dentes posteriores. As suas indicações, vantagens e desvantagens estão bem descritas na literatura e ainda assim são muitas das vezes motivo de preocupação por parte dos clínicos devido à sensibilidade da técnica direta.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão da literatura mais recente sobre restaurações diretas com resinas compostas em dentes posteriores. Será também apresentada uma técnica de modelagem simplificada das resinas na camada oclusal, com recurso a um caso clínico onde serão demonstrados todos os passos clínicos.

Métodos

Foi realizada uma pesquisa na PubMed com as palavras-chave “Simplified modeling technique”, “Posterior composite restoration”, “Sculpting Techniques”, “Shrinkage Stress resin-composite” e “Occlusal Anatomy for Posterior Composites”. Foram considerados artigos de revisão e casos clínicos relevantes publicados entre 2001 e 2017.

Resultados

Na literatura encontram-se descritas diferentes técnicas que procuram reduzir as desvantagens das resinas compostas como a contração de polimerização que é inerente ao material, assim como ultrapassar a questão do tempo clínico relativo à escultura da anatomia oclusal.

Conclusão

A restauração direta de um dente posterior com resina composta pode ser um procedimento simples e eficaz se tivermos em mente as corretas diretrizes sobre a aplicação clínica do material.

Implicações clínicas

Sendo feita uma correta escolha da técnica de inserção do material associada à técnica de modelagem de resinas na camada oclusal, facilmente qualquer clínico consegue obter de uma forma rápida, prática e simplificada a aparência oclusal natural que um dente posterior deve ter.