Planeamento multidisciplinar em reabilitação oral

Póster > Casos clínicos > Prótese Removível

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 14h30 às 16h00 – Ordem nº 78

Ana Forjaz

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Joana Cunha Pereira
José Alexandre Reis
Sérgio Felix
Paulo Durão Maurício

Descrição do caso clínico

Paciente do sexo feminino, 59 anos, compareceu à consulta de Reabilitação Oral da clínica Universitária Egas Moniz para realizar uma nova prótese. Realizámos exames complementares de diagnóstico, história clínica e plano de tratamento. Apresentava um diagnóstico de classe II esquelética, classe II canina direita e esquerda, overject e overbite aumentados e classe III de Kennedy superior e inferior. Do ponto de vista do planeamento da reabilitação oral deparámos-mos com diferentes problemas que não nos permitiam uma reabilitação oral satisfatória do ponto de vista estético e funcional. Propusemos uma abordagem multidisciplinar, com realização de tratamento ortodôntico prévio e uma prótese acrílica provisória.

Discussão

Uma prótese parcial removível tem como funções principais preservar as cristas alveolares e os dentes remanescentes, restaurar a estética facial, restabelecer uma correta oclusão e eficácia mastigatória que foram perdidas devido ao mau posicionamento dos dentes remanescentes. Foi proposta uma abordagem multidisciplinar, com recurso à realização de tratamento ortodôntico prévio. O tratamento ortodôntico é uma das indicações do tratamento pré-protético em adultos. Foi realizada uma prótese removível em resina acrílica para a substituição do dente 21, apenas com a função de restabelecer parcialmente a estética da zona anterior para ser utilizada durante o tratamento ortodôntico. Esta prótese tem a vantagem de poder ser adaptada ao longo do tratamento.

Conclusões

Este planeamento descreve uma abordagem multidisciplinar de um caso complexo com múltiplos problemas estéticos e oclusais.