Gengivite Ulcerativa Necrosante: casos clínicos com follow-up de 8 e 108 meses

Póster > Casos clínicos > Periodontologia

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 14h30 às 16h00 – Ordem nº 74

Diana Pedrosa

Universidade de Coimbra

Orlando Martins

Introdução

A Gengivite Ulcerativa Necrosante (GUN) é uma patologia altamente debilitante, associada à placa bacteriana.

Descrição dos casos clínicos

Caso 1: Paciente do sexo feminino, caucasiana, 35 anos de idade, ansiosa, com periodontite crónica. Fuma 15 cigarros/dia. Na 1ª consulta (05/2008) a paciente relatou “dor nas gengivas e mau hálito”.

Caso 2: Paciente do sexo feminino, caucasiana, 22 anos de idade, ansiosa, com GUN. Não é fumadora. Na 1ª consulta (10/2016) referiu “dor nas gengivas”.

Ambos casos apresentavam gengivas interproximais ulcerativas, com pseudomembrana, hemorrágicas. Tratamento da fase aguda em várias consultas (polimento bimaxilar, destartarização, raspagem e alisamento radicular, bochechos clorhexidina), pretendendo-se melhorar a higiene oral. As consultas de manutenção revelaram-se fundamentais para o sucesso do tratamento. Foi aconselhada cessação tabágica. O caso 1 foi seguido ao longo de 108 meses. O caso 2 foi seguido ao longo de 8 meses.

Discussão

A GUN é altamente destrutiva e debilitante. Caracteriza-se pela presença de dor, papilas ulceradas/necróticas e hemorragia. A progressão da patologia pode conduzir ao aparecimento de crateras interproximais, em que há destruição de osso alveolar nas zonas interdentárias. No caso 1 a paciente nem sempre revelou uma boa compliance com o tratamento e verificaram-se períodos de resolução da patologia a alternar com o reaparecimento do quadro clínico. No caso 2 houve uma correta compliance tendo a patologia sido resolvida.

Conclusões

A GUN exige uma adequada adesão ao tratamento por parte do paciente. Após tratamento periodontal verificou-se a presença de uma situação de equilíbrio e a regressão da sintomatologia inicial.