Cisto Globulomaxilar – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 14h30 às 16h00 – Ordem nº 69

Raquel Couto

Instituto Universitário de Ciências da Saúde

Diana Ribeiro
Carina Coelho
Luis Monteiro
Simão Pedro Pacheco

Descrição do caso clínico

Paciente do género masculino, caucasiano, 13 anos de idade, saudável e assintomático. No exame radiográfico de rotina, observou-se a presença de uma lesão radiolúcida, unilocular, de contornos regulares, entre o ápice dos dentes 22 e 23, com a forma de “pêra invertida”. No exame clínico, era evidente um abaulamento da cortical vestibular da referida região, confirmado pela Tomografia Computorizada. Os dentes 22 e 23 responderam positivamente aos testes de vitalidade. O plano de tratamento consistiu na enucleação e curetagem da lesão, e posterior estudo histopatológico.

Discussão

O cisto globulomaxilar é um cisto raro, intraósseo, localizado exclusivamente no maxilar, na região da junção da porção globular do processo nasal mediano com o processo maxilar, a designada fissura globulomaxilar, geralmente entre o incisivo lateral e o canino. No exame radiográfico, possui a forma de “pêra invertida”, radiotransparente e circundado por um halo esclerótico. Os dentes adjacentes ao cisto estão vitais, com divergência radicular. Raramente apresenta manifestações clínicas, constituindo assim, um achado radiográfico. No entanto, pode infetar sem sintomatologia dolorosa. Embora fosse considerado um cisto fissurário, na atualidade, a evidência científica defende que muitos, se não todos os cistos que se desenvolvem na região globulomaxilar, são de origem odontogénica.

Conclusão

Pretende-se com a apresentação deste caso clínico alertar os médicos dentistas generalistas, para a importância do exame radiográfico de rotina, e para o diagnóstico precoce desta patologia, de forma a evitar maiores complicações no futuro.