A OFM é uma ideia e não um aparelho: correção com PDP

Póster > Casos clínicos > Ortodontia

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 14h30 às 16h00 – Ordem nº 66

Helga Leite

Universidade de Coimbra

Cristina Pimenta Póvoas

Palavras-Chave: Ortopedia Funcional dos Maxilares ( OFM ); Pistas Diretas Planas (PDP); Mordida cruzada posterior; Tratamento precoce; Dentição decídua; Ortodontia preventiva; Ortodontia interceptiva; Função mastigatória; Assimetria.

Descrição do caso clínico

Criança com 5 anos, do género feminino, que iniciou o tratamento com 4 anos, apresentando mordida cruzada posterior unilateral, com desvio postural mandibular, alteração na função mastigatória e assimetria facial. Foi tratada com Pistas Diretas Planas e Desgastes Seletivos.

Discussão

Na maior parte dos casos o lado da mordida cruzada é o lado preferencial da mastigação. A mastigação unilateral vai promover estímulos de crescimento distintos na maxila e na mandíbula, produzindo assimetrias na oclusão dentária, na postura mandibular, na posição dos côndilos e na atividade muscular. As PDP, construídas a partir de planos inclinados de resina fotopolimerizável, atuam durante 24 horas, especialmente durante a mastigação. As PDP, ao corrigirem o desvio mandibular, vão produzir novos estímulos de crescimento.

Conclusões

As mordidas cruzadas, quando diagnosticadas precocemente, correspondem a uma alteração de fácil correção. As PDP apresentam-se como uma excelente alternativa no tratamento de mordidas cruzadas posteriores unilaterais na dentição decídua.